10 mandamentos de Marketing

icone calendario05.07.2013 - 08:00

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Para quem trabalha na área de Marketing e Administração de empresas, Philip Kotler é uma grande referência. Um dos principais estudiosos de Marketing do mundo, Kotler é autor de diversos livros reconhecidos, como Marketing 3.0, Marketing de Crescimento, Administração de Marketing e Marketing Social. Professor de Marketing Internacional da Kellogg School of Management, Northwestern University, em Chicago, nos Estados Unidos, Kotler é conhecido como o “pai do marketing moderno” e já foi agraciado com inúmeros prêmios e títulos de honra concedidos por instituições do mundo todo.

Para quem atua na área de administração de empresas, vale ficar por dentro dos ensinamentos do professor. Confira 10 declarações de Kotler que podem ser úteis no direcionamento da sua carreira.

1º Mandamento            
“Precisamos entender que a comunicação integrada de marketing é fundamental e desafiadora. O Brasil ainda não tem grandes ‘maestros’ que saibam integrar essa comunicação de fato”.

2º Mandamento                            
“O marketing é essencialmente uma conexão de pessoas com outras pessoas. Daí vem a força das marcas regionais, do mercado local. Cabe ao profissional de marketing tornar essas mensagens aplicáveis ao mercado nacional”.

3º Mandamento            
“É importante entender que as marcas têm raízes, mas que é preciso preservar o essencial em busca do novo. Isso é inovação de marca”.

4º Mandamento            
“Crie métricas para avaliar sua marca e invista na criação de modelos capazes de inovar. Faça periodicamente cálculos de valor da marca”.

5º Mandamento            
“O importante para uma empresa não é o que ela faz ou o que ela vende, mas o porquê ela faz. O propósito é a razão de ser de uma empresa – engaja pessoas, alinha projetos e gera resultados”.

6º Mandamento            
“Não existe possibilidade de construir qualquer marca forte se isso não começar dentro de sua empresa. Colaboradores devem estar convencidos do valor de sua marca, devem estar engajados e serem multiplicadores dessa valorização”.

7º Mandamento            
“O consumidor não é tão simples quanto parece. Por isso, preocupe-se em conhecê-lo cada vez mais e melhor. Se a sua empresa colabora para aumentar a autoestima do seu cliente, ele estará cada vez mais próximo de você”.

8º Mandamento            
“Ao realizar uma pesquisa, despreze sempre a primeira resposta. Estimule a conversa. É importante falar com o consumidor sempre. E a tecnologia contribui para essa interação”.

9º Mandamento            
“Empresas que olham para a classe C devem saber que ela é conservadora e tem características próprias. Crie produtos direcionados a esse público, ao invés de baratear os já existentes”.

10º Mandamento          
“Crie uma plataforma de desenvolvimento de novos produtos sob a mesma marca. Associe-os à marca e, com isso, agregue valor”.

 

Fonte: Portal Administradores