Homem Gestor de Projetos

2015: saiba algumas tendências em gerenciamento de projetos

icone calendario03.12.2014 - 10:42

O próximo ano promete muita evolução em diversas áreas ligadas ao gerenciamento das empresas. Em relação à gestão de projetos, o administrador e professor de Gestão da Estratégia com BSC, Joel Solon, reuniu em seu artigo do site Administradores algumas tendências que devem ser consideradas. Solon acredita que se essas tendências ainda não afetaram os resultados da sua empresa, afetará em pouco tempo. Então, vamos conhecê-las.

 

1. A colaboração na nuvem

Estamos percebendo o aumento cada vez maior do uso de tecnologias de Cloud Computing, o que favorece a comunicação colaborativa e a interatividade, interferindo diretamente nos resultados das empresas. Joel Solon afirma que “as redes colaborativas são as mais diversas e todas atendem aos requisitos principais do gerenciamento de projetos”.

 

2. As equipes de projetos estão cada vez mais dispersas

“O uso de ferramentas de reunião virtual está se intensificando”, afirma. O trabalho remoto está sendo mais valorizado, principalmente quando levamos em consideração o tempo e dinheiro gasto em locomoções. Sem contar o conforto e a qualidade de vida das pessoas envolvidas, o que torna o trabalho mais produtivo.

 

3. Gestão ágil de projetos

Solon explica que gestão ágil “é uma gestão muito simples e dinâmica com reuniões diárias e semanais de definição, negociação e entregas de produtos intermediários, que só se encerra na entrega do produto final”. Assim, ele entende que o grande ganho de trabalhar dessa forma é a maior interatividade entre as partes, evitando falhas, reduzindo o tempo gasto e otimizando o tempo.

Gestor de Projetos

4. Educação à distância

“O alcance da Internet com banda larga combinado com a oferta de qualificação em gestão e gestão de projetos derrubou os custos de formação”.

A EAD é uma grande tendência para qualificação dos profissionais: economiza tempo, dinheiro e desenvolve habilidades como disciplina e autonomia. Assim, torna-se também uma das tendências em gerenciamento de projetos.

 

5. Continua difícil entrar na profissão, virar gerente de projeto, e tem que ser assim

Solon afirma que para ser gerente de projetos é necessário mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas, é necessário experiência para exercer a função como uma arte.

Assim, ele acredita que os recrutadores devem valorizar “certificações internacionais do PMI, da OGC, do IPMA e da ABPMP, entidades idôneas, sérias e exigentes, que avaliam não apenas conhecimento técnico mas principalmente ética e capacidade de tomar decisão”.

 

6. Redução no ciclo de vida dos projetos

Grandes projetos precisam sem divididos. As coisas mudam tão rapidamente que um projeto que tenha mais de 6 meses pode passar por mudanças importantes antes de seu término. Solon afirma que “a mesma redução do ciclo de vida dos produtos que impôs o uso dos métodos ágeis também impõe o encurtamento do ciclo de vida dos projetos”.

 

7. Aumento da terceirização

O administrador termina considerando que “a imposição de prazos mais curtos exige acelerar a execução, e a única forma de fazê-lo rapidamente é terceirizar partes para fornecedores especialistas e com tradição e expertise reconhecidas”. Desse modo a empresa consegue cumprir os prazos estabelecidos para o cliente o que o deixa bastante satisfeito, colaborando para que ele seja, enquanto possível, fiel à sua empresa.

Calculando Projetos

Qualificação e reconhecimento

Quem tem o conhecimento de estratégias necessárias para o crescimento de uma empresa, se diferencia dos demais profissionais. Para qualificar-se de forma satisfatória como um administrador de empresas, aprendendo todos os conceitos da administração necessários para executar as atividades empresariais, é necessário realizar um curso de Administração de qualidade comprovada. O curso de Administração da Faculdade AIEC, oferece um currículo e metodologia de aprendizado exclusivos, com base em programas de Administração de prestígio, como Harvard e MIT. O curso está disponível para o Brasil e também para o Exterior. Conheça mais clicando aqui.

 

O que achou das tendências no gerenciamento de projetos? Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

Fonte: Administradores.com | Joel Solon.