5 dicas para melhorar a comunicação no trabalho

icone calendario08.07.2015 - 18:24

É quase impossível contar a quantidade de vezes que a falta de comunicação gera problemas  no trabalho. Uma informação não transmitida ou não compreendida pode gerar uma série de conflitos que poderiam ter sido evitados com facilidade. Pensando nessa questão, veja as dicas a seguir.

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1. Uma mensagem clara

Lembre-se que nem todo mundo sabe termos técnicos e jargões típicos de algumas profissões. Então procure ser claro e verifique se está sendo compreendido. Seja sempre o mais simples possível, tentando identificar no ouvinte se a mensagem está sendo entendida por ele.

2. Se possível, fale pessoalmente

Estamos ficando acomodados com os meios eletrônicos de comunicação. Eles são ótimos, mas algumas vezes devem ser deixados de lado para que haja uma conversa presencial. Se o assunto for complexo ou se a questão é resolver um problema crítico, procure resolver pessoalmente.

 

3. Registre

Quando o assunto envolve questões que devem ser passadas para outros ou que devem ser relembradas constantemente, depois de uma conversa presencial, registre as soluções em um e-mail, por exemplo. Assim será fácil relembrar as decisões da conversa e ela também poderá ser transmitida para outros membros da equipe, principalmente os que estão envolvidos no assunto.

 

4. Linguagem corporal

Tente transparecer em seus gestos e postura que você está interessado no que o outro tem a dizer. Dependendo de sua postura a pessoa que fala pode se sentir desconfortável e deixar de transmitir uma informação importante. Da mesma forma, atente-se às expressões de quem está te ouvindo. Geralmente é possível identificar, por exemplo, se ela está compreendendo o que está sendo dito.

 

5. Ouça

Leadership-CommunicationNão pense que você é o único que precisa ser ouvido. Preste atenção nas informações que são passadas a você e tente não interromper muito a pessoa que fala, assim ele poderá concluir sua linha de pensamento para que você entenda a informação por completo. Depois de ouvir, faça as perguntas necessárias para compreensão.

 

 

 
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Fonte: Robert Half | Exame | Blog da AIEC