5 estratégias para investir e curtir a aposentadoria mais cedo

icone calendario16.05.2016 - 16:46

Chegar aos quarenta anos de idade e ter a opção de não se preocupar mais com o trabalho não é um privilégio para todos, mas é possível para quem se programa para isso. Diferente do que muita gente pensa, ganhar na loteria ou ser herdeiro de uma fortuna não são os únicos modos de conquistar essa regalia. Kathleen Elkins, colunista do site Business Insider, listou diversas estratégias criadas por pessoas que se aposentaram cedo poupando e investindo dinheiro. Confira cinco delas a seguir.

 

1. Você deve pensar no dinheiro como investimento

Poupando dois terços do próprio salário e também do da esposa, o blogueiro Mr. Money Mustache se aposentou aos 30 anos. Segundo o artigo de Kathleen, Mr. Money sempre gostou da ideia de deixar seu dinheiro investido: da conta bancária ia para fundos de investimento e quando aparecia um excedente, ele também ia direto para lá.

 

2. Aprenda a investir

Jacobson e Tseng, do blog “Go Curry Cracker”, aposentaram-se com conforto antes de completarem quarenta anos e afirmam “Aprender a investir é provavelmente a habilidade mais importante que qualquer pessoa poderia aprender”. Elkins ainda ressalta que quanto antes o investimento começa, melhor é para o futuro.

intesvimento

3. Programe um depósito automático 

A dica é decidir quanto você quer poupar e investir, depois programe um depósito automático, assim você não contará com aquele dinheiro e não correrá o risco de gastá-lo em outras coisas. Quanto mais cedo você quiser se aposentar, maior deverá ser esse valor.

 

4. Defina metas claras e específicas

Escolha a data que você quer se aposentar e faça um orçamento de quanto será necessário. A partir daí, defina metas  que o levarão ao objetivo final. Elas precisam ser claras e alcançáveis.

 

5. Mantenha sua reserva de segurança

Lembre-se de que imprevistos acontecem e todo seu esforço para a aposentadoria não pode ser perdido quando esses momentos vierem. Sendo assim, ao fazer seu planejamento, leve em consideração um valor a mais que servirá para emergência. “Nós fizemos uma reserva de segurança de US$ 50 mil antes de eu me demitir em 2012. A reserva nos deu tranquilidade e podemos usar para emergências imprevistas”, conta Joe Udo, que se aposentou aos 38 anos.

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, está preparado para poupar e ter uma aposentadoria tranquila? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Uol e Business Insider [com adaptações].