Mãe trabalhando com seu filho

6 dicas básicas para trabalhar e estudar em casa

icone calendario17.09.2014 - 10:12

Comece estabelecendo metas e evitando distrações.

Mãe trabalhando com seu filho

(Para as mães, é importante conversar com os filhos sobre o horário de trabalho)

 

Sair de casa, principalmente nas grandes cidades, não tem sido tarefa fácil. O trânsito, a falta de transporte ou até mesmo o clima do lado de fora nos desmotiva. Neste caso, trabalhar ou estudar em casa pode ser uma boa opção, mas é necessário tomar alguns cuidados para que seja algo produtivo. Veja a seguir algumas dicas para que isso seja possível.

1. Separe um espaço da casa

Ficar pouco tempo trabalhando no sofá ou na mesa da cozinha é possível, mas trabalhar ou estudar todos os dias nestes locais, pode trazer distrações e, o que é pior, poderá acarretar problemas para sua saúde, devido ao mau posicionamento do seu corpo.

Então determine um ambiente exclusivo para seu momento de trabalho, onde seja possível:

– ter menos distrações;

– organizar livros e documentos;

– acomodar-se de forma agradável para seu corpo;

– manter-se exclusivamente nesta atividade;

2. Estabeleça metas

Faça uma lista de tarefas que devem ser cumpridas mensalmente, semanalmente e diariamente. Mantenha o foco nestas metas para que você não se permita perder tempo com outras atividades até que elas sejam cumpridas. O lado bom disso é que depois de cumprir as metas, o tempo que sobrar você poderá usá-lo como quiser.

3. Organize uma rotina

Baseando-se nas metas, organize suas atividades diárias. Determine o horário do dia em que você irá começar, descansar e parar o trabalho. Faça o mesmo com a rotina de estudos.

Veja um exemplo a seguir com 6 horas de trabalho, intervalo para almoço e descanso e mais 2 horas de estudo:

9h – Iniciar o trabalho

12h – Almoçar

13h – Voltar ao trabalho

16h – Encerrar o trabalho

16h à 19h – Descansar

19h – Iniciar os estudos

20h – Descansar

20h20 – Voltar aos estudos

21h – Encerrar os estudos

Além de determinar os horários de forma geral, tente também fazer uma rotina mais detalhada. Por exemplo, faça uma lista de tarefas a serem cumpridas de manhã e outra à tarde, separe as disciplinas que irá estudar em cada dia da semana.

Lembre-se: esta rotina servirá como guia e deverá ser adaptada de acordo com seu ritmo de trabalho. Determine horários de descanso e faça tudo com tranquilidade, para que haja também qualidade de vida. Com o tempo, você irá cumprir as atividades com facilidade.

4. Evite distrações

Separe o momento do dia em que você irá navegar pela internet, olhando suas redes sociais, sites de notícias, vídeos, fotos, etc. Fora deste horário, evite fazer isso.

Com o local de trabalho determinado, você também terá evitado a distração da televisão, rádio, barulhos, etc. Tendo outros moradores na casa, principalmente se forem crianças, converse e explique que estando no horário e local de trabalho da casa, você não poderá ser incomodado.

5. Obedeça o horário de parar

Essa dica é importante para sua qualidade de vida e até mesmo sua produtividade. Para trabalhar bem, temos que nos distrair, liberar a cabeça para pensar em outras coisas e descansar. Assim, no retorno ao trabalho teremos maiores ganhos e nos sentiremos mais dispostos a continuar bem. Visto isso, evite trabalhar aos finais de semana ou fora do horário determinado na rotina. Finja que você saiu de um escritório do outro lado da cidade, deixando tudo para trás, e foi para casa descansar e curtir sua família.

6. Mantenha contato com outras pessoas

Se você trabalha para uma empresa, mas na modalidade Home Office, procure marcar reuniões com outros colegas de tempos em tempos, troque e-mails, faça ligações ou o que for possível para que você não perca a oportunidade de trocar ideias, sair de casa e “respirar novos ares”.

Para quem estuda a distância, troque e-mails não só com seu tutor, mas também com os outros colegas da turma, participe dos fóruns, compartilhe suas experiências e veja a dos outros sempre que tiver oportunidade e, quando possível, marque reuniões de trabalhos em grupo pessoalmente ou por videoconferência.