6 hábitos emocionais que podem te impedir de ser um líder

icone calendario09.03.2016 - 14:47

Não é novidade que a Inteligência Emocional é importante para o sucesso. Mas, como afirma Lolly Daskal, CEO da Lead From Within, uma consultoria global especializada em liderança e desenvolvimento empresarial, “quando se trata de nossos próprios sentimentos, muitas vezes, nossas emoções podem ser prejudiciais”, principalmente em situações tensas, nas quais geralmente as emoções tendem a falar mais alto.

Foi pensando nisso que Daskal relacionou alguns exemplos de comportamentos emocionais que costumam impedir os líderes de alcançar o sucesso. Veja a seguir.

 

1. Ir atrás do que é bom, ao invés de fazer o que é certo.

Daskal explica que o sentimento gerado por fazer o que é certo, geralmente é mais agradável e duradouro. Uma consciência limpa vale muito. Como se costuma dizer: “o que é certo geralmente não é fácil e o que é fácil normalmente não é certo”. Lembre-se disso antes de tomar decisões baseadas em suas emoções.

 

2. Fazer o que é conveniente, ao invés de ser comprometido.

Para conquistar um objetivo é preciso definir metas e nunca perder o foco. É claro que muitas vezes a disposição vai embora e a conveniência se torna uma inimiga da persistência. Então seja comprometido e não perca seu foco. Assim você estará sempre caminhando na direção do sucesso.

 

3. Basear-se na decisão da maioria, ao invés de ser intuitivo.

Nossas emoções muitas vezes nos atraem para a solução que é mais popular, mas você estará melhor servido se não atender a esse impulso e escolher fazer o que faz sentido para você – sendo a opção da maioria ou não, afirma Lolly. Ir atrás de soluções que funcionem, mesmo que seja contra a multidão, é a essência da liderança.

 

4. Permitir que suas atitudes o controlem, ao invés do contrário.

Isso vale principalmente para as atitudes ruins. A raiva, a apatia, o orgulho e sentimentos como esses influenciam atitudes erradas e cabe a você saber como controlar. Para Lolly, “a maior deficiência que você pode ter é ser alguém com uma atitude ruim e que consegue controlá-lo”.

 

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5. Ficar esperando que algo aconteça, ao invés de criar a oportunidade.

A frase já diz muito. Ficar parado esperando, definitivamente não é a atitude de um líder. A passividade é prejudicial para que novas oportunidades apareçam. Um líder deve ser confiante e ir atrás de seus objetivos de forma dinâmica para que mudanças ocorram. Assim é que se criam resultados notáveis e monumentais, explica Daskal.

 

6. Entregar-se ao mau humor, ao invés de praticar a segurança constante.

Para muitas pessoas, da instabilidade e da falta de confiança em si nasce de um medo de parecer chato ou previsível. Quando você se sente confiante e tem uma forte influência sobre suas emoções, você é capaz de permanecer estável em todas as circunstâncias e desafios – sem sacrificar a sua capacidade de ser espontâneo e divertido, explica a especialista.

 

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Fonte: Inc.