7 filmes que inspiram

icone calendario28.05.2014 - 16:43

Assistir filmes pode ser uma forma de aprender sobre outras culturas, imaginar outros mundos, ter emoções diferentes. Ao mesmo tempo, pode ser divertido e agradável. Se esses já são bons motivos para fazer uma “sessão pipoca”, veja que também é possível se inspirar para empreender, liderar e se superar. O Blog da AIEC selecionou alguns filmes que podem te dar uma força para continuar a caminhada da sua carreira ou até, quem sabe, te inspirar para novas ideias. Se você já assistiu, assista novamente, mas com um novo olhar sobre eles. Confira a seguir.

 

Empreendedorismo

 

1

À Procura da Felicidade (2006)

Dirigido por: Gabriele Muccino

Com: Will Smith, Thandie Newton, Jaden Smith mais

Gênero: Comédia dramática, Biografia

Classificação Indicativa: livre

 

Este filme pode ser considerado um clássico de inspiração para quem precisa persistir, acreditar e lutar pelo sustento da família. O roteiro traz Will Smith em busca da carreira que sonha, batalhando para cuidar de sua família. Para quem pretende abrir um novo negócio ou está determinado a ir longe na carreira, aprender essas lições de perseverança pode fazer toda a diferença.

 

 

2

A Rede Social (2010)

Dirigido por: David Fincher

Com: Jesse Eisenberg, Justin Timberlake, Andrew Garfield mais

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 14 anos

 

A criação do Facebook e o processo judicial entre seus criadores, Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, são os temas deste filme. Hoje, sabemos o quanto a empresa cresceu e se desenvolveu, mas assistindo a essa trama, podemos perceber que o caminho até o sucesso pode ter percalços inesperados. Todo empreendedor deve estar ciente disso e pode aprender um pouco com essa história.

 

 

3

Invictus (2009)

Dirigido por: Clint Eastwood

Com: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge mais

Gênero: Drama, Biografia, Histórico

Classificação Indicativa: livre

 

Empreender pode significar ir muito mais além do que os negócios de uma empresa. O filme Invictus mostra como foi possível que Nelson Mandela e o time de rúgbi sul-africano conseguissem integrar e fortalecer um país inteiro. A simplicidade para liderar e o investimento em muito trabalho de equipe prova que é possível vencer.

 

Liderança

 

4

Duelo de Titãs (2000)

Dirigido por: Boaz Yakin

Com: Denzel Washington, Will Patton, Wood Harris mais

Gênero:  Drama, Histórico

Classificação Indicativa: livre

 

O questão racial é o tema central desse longa metragem, mas a partir desta dificuldade os personagens vivenciam diversas situações que nos ensinam muito mais. No decorrer da trama, um técnico negro de futebol americano conquista respeito e muda a percepção das pessoas da pequena cidade e do próprio time. A partir daí, vemos senso de equipe, liderança e boa utilização dos recursos disponíveis.

 

 

5

O Homem que Mudou o Jogo (2012)

Dirigido por: Bennett Miller

Com: Brad Pitt, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman mais

Gênero:  Comédia dramática

Classificação Indicativa: 10 anos

 

Investir no profissional certo, saber reunir equipes e persistir até obter bons resultados são as lições de “O homem que mudou o jogo”. Mesmo com pouco dinheiro, o gerente de um time de baseball soube investir e contou com a ajuda do profissional ideal. Assim, desenvolveram um programa inovador que rendeu ao time um lugar entre as principais equipes nos anos 80.

 

 

6

Fomos Heróis (2002)

Dirigido por: Randall Wallace

Com: Mel Gibson, Madeleine Stowe, Greg Kinnear mais

Gênero: Guerra, Ação, Histórico

Classificação Indicativa: 16 anos

 

Se pararmos um pouco para pensar, o contexto de guerra sempre traz as melhores lições para tempos de crise. É o caso deste filme. Durante a Guerra do Vietnã, um tenente-coronel e seus 400 integrantes do exército norte-americano são cercados por 2000 soldados vietnamitas. Durante todo o desenrolar da situação, podemos perceber diferentes lições sobre o que é ser um bom líder mesmo com a responsabilidade de tantas vidas em mãos.

 

Empreendedorismo e liderança

 

7O Lobo de Wall Street (2014)

Dirigido por: Martin Scorsese

Com: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie mais

Gênero: Biografia, Drama, Policial

Classificação Indicativa: 18 anos

 

Este filme retrata a história de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores que decidiu empreender e desenvolver sua própria forma de negócio. Muito determinado e com qualidades excepcionais para vender, ele adquire uma fortuna e faz seus funcionários enriquecerem rapidamente. O filme também retrata o lado equivocado do modo de trabalho de Jordan, que não se preocupa em seguir as leis e tem uma vida torpe. Contudo, é possível absorver deste filme certas lições importantes para quem pretende abrir seu próprio negócio com determinação e perseverança, além de ser possível perceber que há um limite para o que é saudável e correto.

 

E então, está animado para assitir? Se você tiver outros filmes para sugerir, deixe seu comentário logo abaixo. Você também pode comentar sobre o que achou deles.