A macroeconomia e a gestão empresarial

A macroeconomia e a gestão empresarial

icone calendario29.11.2013 - 10:52

Índices e expectativas de inflação, balança comercial, geração de renda e outros termos atrelados à macroeconomia não são assuntos restritos a economistas, uma vez que atingem diretamente o administrador. A perenidade da organização depende da visão que o seu gestor tem desses fatos, bem como da capacidade de previsão dos acontecimentos futuros, tanto em âmbito nacional como internacional.

É notória a relação mútua entre as organizações e destas com o Governo e com a economia local e internacional. O bom gestor deve estar atendo a essas inter-relações, as quais envolvem questões macroeconômicas, afinal, para agir diante das oportunidades do mercado e gerir bem os negócios, é importante analisar o comportamento da economia no curto prazo, em torno de suas tendências de longo prazo.

O administrador vale-se dos instrumentos de política monetária e fiscal para analisar causas e mecanismos de controle da inflação, de modo a estar bem preparado para lidar com os desafios que envolvam eventuais restrições financeiras e materiais. Esses e outros assuntos são cuidadosamente abordados na disciplina Macroeconomia do curso de Administração da Faculdade AIEC. A disciplina tem ainda em sua ementa outros conteúdos que darão ao administrador uma visão mais ampla da realidade nacional, tais como: conceitos aplicados ao mercado de trabalho, metodologias para levantamento de desemprego, estudo da relação salário, economia e produtividade. A disciplina também prepara o futuro administrador para identificar, com base na análise de aspectos da globalização, o funcionamento do mercado de câmbio e das zonas de livre comércio.

A macroeconomia possibilita ao administrador uma visão aberta das políticas governamentais e das instituições privadas, as quais controlam a atividade econômica. Essa visão panorâmica municia o gestor empresarial para desenvolver estratégias de enfrentamento não só dos outros concorrentes em seu setor, mas também das condições econômicas vigentes.