A tecnologia da informação como diferencial na gestão de empresas

icone calendario10.09.2013 - 08:30

tecnologia-da-informacao

Há algum tempo os especialistas têm alertado para a necessidade de aperfeiçoamento contínuo da gestão de serviço. O discurso é unânime: a organização que ambiciona sobreviver no mercado, o qual está em franca evolução e cada vez mais competitivo, precisa ter conhecimento sobre todos os seus processos de produção ou serviço, o que inclui competência produtiva, controle de estoques e insumos, equipamentos, pessoal etc. e a tecnologia da informação passa a ter um papel fundamental nesse contexto.

A Faculdade AIEC, na disciplina TE em Gestão da Produção, aborda os processos que envolvem essa área por meio de situações atuais vivenciadas pelas empresas. Imagine-se, por exemplo, fazendo compras em um supermercado do futuro: ao primeiro contato do seu cartão identificador com o carrinho de compras, você pode visualizar sua lista de compras no monitor. Com ajuda do GPS, você localiza facilmente as prateleiras onde estão os produtos e antes de colocá-los no carrinho de compras, registra-os por meio da leitora de códigos de barras. Sem aquela desconfortável demora em filas, você se dirige ao caixa para efetuar o pagamento, uma vez que já possui o somatório dos valores.

 

Se parece um sonho para o consumidor, imagine, então, para o gestor do supermercado. Os produtos retirados das prateleiras e registrados no carrinho de compras seriam inscritos automaticamente no controle de estoque e uma mensagem imediatamente enviada ao estoquista por algum apetrecho eletrônico, de modo que o produto pudesse ser reposto rapidamente, evitando qualquer transtorno.

Essa simulação, que exemplifica algumas das vantagens trazidas pela implantação da informatização no processo operacional de prestação de serviços, compõe uma das atividades propostas na disciplina TE em Gestão da Produção, que tem como objetivo destacar a importância da incorporação da tecnologia da informação aos sistemas produtivos, enfatizando seus principais impactos sobre a estrutura e o gerenciamento organizacional, bem como as possibilidades abertas por esse tipo de tecnologia para o aperfeiçoamento e integração dos negócios internos e externos das empresas.