Afinal, o que são as gerações X, Y e Z?

icone calendario02.09.2014 - 19:21

Saiba também quais são as principais características de cada uma dessas gerações e a importância de conhecê-las.

2245921

Você já deve ter ouvido na televisão, jornais ou até na faculdade alguém citar uma dessas gerações que, aparentemente, parecem ser somente uma forma de identificar as pessoas de acordo com sua faixa etária. Mas podemos afirmar que, além disso, as classificações de gerações identificam comportamentos comuns entre indivíduos da mesma geração.

A enciclopédia Infopédia explica de forma simplificada o significado de gerações de acordo com a sociologia:

“Nas Ciências Sociais, e mesmo no âmbito do senso comum, o termo traduz, vulgarmente, a referência a um conjunto de indivíduos nascidos num mesmo tempo, que detêm experiências comuns e expressam uma determinada forma de encarar a vida e os seus problemas”.

Assim, cada geração possui grupos de indivíduos com características que foram influenciadas pelo contexto de sua época, como a tecnologia, a economia, a política, etc., e, por isso, têm formas distintas de pensar, colaborando para que conheçamos o comportamento delas ao consumir, trabalhar em equipe, tomar decisões, entre outras coisas. Conhecer cada uma das gerações pode ajudá-lo em sua vida profissional, por exemplo, possibilita conhecer seu cliente ou para criar melhores estratégias ao lidar com os colaboradores da empresa.

Geração X

Data de nascimento dos integrantes: aproximadamente entre os anos 1960 e 1980.

Segundo o site Olhar Digital, essa geração viveu em uma sociedade a qual apresentava descrença no governo, falta de confiança na liderança, apatia política, aumento do divórcio e do número de mães que transformaram a maneira de se relacionar com a sociedade. Foi a partir dessa geração que surgiram as preocupações com a destruição ambiental e as questões ecológicas. Este foi o início da internet e o fim da Guerra Fria, outra característica cultural marcante da Geração X.

Principais características

– Busca da Individualidade sem a perda da convivência em grupo.

– Maturidade e escolha de produtos de qualidade.

– Ruptura com as gerações anteriores.

– Maior valor a indivíduos do sexo oposto.

– Busca por seus direitos.

– Respeito à família menor que o de outras gerações.

– Procura de liberdade.

Geração Y

Data de nascimento dos integrantes: entre os anos 1980 e 2000.

Segundo o site Olhar Digital, essa geração possui características muito especiais, pois foram os únicos que acompanharam a revolução tecnológica desde pequenos. Eles se conectaram desde cedo com o mundo digital e aprenderam naturalmente como incorporar em seu cotidiano as novas tecnologias, conseguindo, assim, desenvolver competências diferentes das gerações anteriores. É uma geração curiosa, empreendedora, flexível, colaboradora, que concebe bem a necessidade e o momento em que vivemos de troca de informações e partilhas de vivências e conhecimentos.

Principais características

– Estão sempre conectados.

– Procuram informação fácil e imediata.

– Preferem computadores a livros.

– Preferem e-mails a cartas.

– Digitam ao invés de escrever.

– Vivem em redes de relacionamento.

– Compartilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos.

– Estão sempre em busca de novas tecnologias.

Geração Z

Data de nascimento dos integrantes: normalmente são datados como nascidos ao final do século XX, entre 1990 e 2009. Mas, os gerados no início do Século XXI, independente de outras denominações que ainda possam ser dadas, mantêm as características da geração Z.

As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem nativas digitais, estando muito familiarizadas com a Web, compartilhamento de arquivos, telefones móveis e MP3 players, não apenas acessando a internet de suas casas, mas também pelo celular, ou seja, são extremamente conectadas à rede.

Principais características

– Conectada através de dispositivos móveis.

– A noção de grupo passa a ser virtual.

– As formas de diversão, entretenimento ou comunicação que eram coletivas passaram a ser individuais.

– Por terem acesso a diversos conteúdos em qualquer lugar, através de dispositivos móveis, não se prendem mais a lugares específicos como a sala de estar de casa, com uma televisão.

 

Fonte: IFD, Olhar Digital, Infopédia e Site Significados.