Ao ser empreendedor, evite esses 5 erros comuns

icone calendario11.11.2015 - 16:53

Ser empreendedor não é fácil e quem está começando agora terá, com certeza, obstáculos pela frente. Uma forma de amenizar alguns desses percalços é aprender com o erro dos outros. Alguns empreendedores relataram ao site Exame os seus principais erros no decorrer do empreendimento. Confira.

 

1. Controlar demais

Valorize sua equipe, ajude-a a ser forte e confie nela. Depois de um tempo você não terá mais como controlar tudo ao mesmo tempo e a empresa não vai mais conseguir crescer. Por isso é imprescindível investir no capital humano.

 

2. Não ficar atento ao balanço financeiro

Esse é um erro muito comum e muito perigoso. É necessário ficar atento à sustentabilidade financeira da empresa. Segundo Murli Ravi, investidor e empreendedor, “você pode ficar sem dinheiro mesmo se tiver receita e lucro. Fique atento”. Sem o controle real e profissional das finanças, é possível levar a empresa ao fracasso.

 

3. Empreender pelos motivos errados

Para ser um empreendedor é preciso sentir que esse é mesmo o melhor caminho para você. Ao perceber que tem esse perfil e que a vontade de ter o próprio negócio vem de você mesmo, ok. Mas se você entrou nesse mundo de empreendedorismo pensando que “deu certo com meu amigo, então vai dar para mim”, repense. Empreender não é tarefa fácil e para quem não tem esse perfil pode se tornar um martírio.

 

4. Não dar a devida atenção às vendas

empreendedorAlguns empreendedores admitem que passaram tempo demais focados nos produtos e deixaram as vendas de lado. A mesma atenção dispensada ao produto deve ser também direcionada para a venda dele. Se você é um empreendedor que domina muito bem a técnica, mas não é um bom vendedor, dedique-se a melhorar essa característica e coloque bons profissionais dessa área ao seu redor.

 

5. Não engajar o cliente

Brian de Haaff, CEO do Aha!, afirma que “seu cliente deve amar seu produto, caso contrário você realmente tem um problema”. Dedique-se a conhecer seu cliente e os desejos dele. Procure todos os meios que façam com que seu cliente conheça e ame o produto/serviço. De nada adianta ter um ótimo produto ou serviço, mas que não atrai o desejo do cliente.

 

 

 

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Fonte: Exame