Aprenda 3 técnicas de persuasão

icone calendario05.08.2015 - 16:16

Em muitos momentos da vida profissional encaramos situações onde a persuasão será mais do que necessária. Na hora de vender um produto, convencer o chefe sobre um novo projeto, empreender, encontrar investidores, a lista é enorme. Pensando nisso, separamos algumas técnicas do livro Máxima Influência, de Kurt W. Mortensen, que foram publicadas no site Administradores. Confira a seguir e entenda como funcionam as técnicas de persuasão.

 

1. Lei do contraste

comprar-carro-usado7Quando, em determinada situação, são apresentadas duas opções a quem se pretende convencer é possível que a comparação entre as duas faça com que o argumento seja aceito. Para exemplificar, imagine que você levou seu carro a um mecânico e ele alerta que provavelmente serão necessários consertos que custarão mil reais e quando você volta para buscar, foi necessário somente ajustar os freios e o valor é cem reais. Como você já estava preparado para a primeiro opção, que era bem mais cara, ao ouvir o segundo valor tende a não avaliar bem se aquele número é mesmo vantajoso para o serviço que foi feito, visto que só de ser mais barato que o primeiro, já está valendo a pena.

Para usar essa técnica, você deve levar seu cliente ou chefe a comparar duas alternativas, onde a mais vantajosa seja a que você deseja.

 

2. Lei da escassez

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Nesse caso, quanto mais achamos que algo está escasso, maior é o seu valor. Para usar isso na persuasão, a dica é dar ao argumento um senso de urgência, fazendo com que a pessoa entenda que aquela oportunidade é única. É o que acontece em promoções do tipo “Black Friday”, onde o estoque é limitado e o valor está disponível somente por um dia. Isso acontece porque as pessoas têm medo de perder uma boa oportunidade e tendem a decidir mais rápido.

3. Lei da estima

Todos sentimos necessidade de estima e aceitação. Para usar isso como técnica de persuasão, a dica é elogiar a pessoa ou empresa para quem se está falando, mas é preciso que eles sejam verdadeiros, mesmo que pequenos. Mentiras e exageros prejudicam ao invés de ajudar no convencimento.

elogiar41Para isso, procure reparar mais nas pessoas e crie o hábito de elogiá-las com frequência e nas pequenas coisas, assim o elogio será cada vez mais natural. Se você precisa falar de uma empresa, pesquise sobre ela e busque entender realmente quais são seus pontos positivos.

 

 

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Fonte: Administradores | Máxima Influência