Como manter a calma para tomar decisões difíceis

icone calendario12.08.2015 - 11:41

Manter a calma não é tarefa fácil. Mesmo para as pessoas mais tranquilas, existem situações que podem tirá-las de sua zona de conforto e exigir autocontrole. Líderes e empreendedores se deparam com situações de tomada de decisão frequentemente e manter a calma é extremamente necessário para que a decisão tomada seja bem sucedida. Veja a seguir algumas dicas sobre como manter a calma, listadas no livro “Keep Calm and lead on: how leaders keep their cool”.

 

1. Mantenha pensamentos positivos

É um conselho “clichê”, mas realmente funciona. Procure sempre o lado bom da situação e foque nele. De acordo com a experiência de Gail Kelly, ex-CEO da St George & Westpac, essa é uma fórmula que funciona muito bem com ele.

 

2. Separe tempo para relaxar

habitos-que-ajudam-evitar-estresse-no-trabalho-noticiasPara Richard Branson, fundador do Virgin Group e escaldado sobrevivente de crises (falência da Virgin Records e queda da nave espacial Virgin Galatic), o tempo separado para relaxar é um bom auxílio para enxergar os problemas a partir de uma nova perspectiva. Trabalhar excessivamente não é a melhor forma de se preparar para uma crise.

 

3. Cultive um estilo de vida tranquilo

Manter uma vida mais tranquila nos momentos fora do trabalho é uma alternativa interessante não só para tomada de decisão, mas também para a saúde física e emocional. Quem ocupa cargos de muita responsabilidade acaba vivendo muitos momentos de tensão durante o dia e afastar-se desse clima após o horário de trabalho é fundamental. Para o investidor Warren Buffett, trocar o escritório de Manhattan por uma vida na pacata Omaha (Nebraska) foi fundamental para fazer escolhas racionais sobre seus investimentos.

 

4. Conte com apoio

o-HAPPY-JOB-facebookConsultar sua rede de relacionamentos é uma boa opção. Tomar uma decisão absolutamente sozinho eleva o estresse a níveis altíssimos. A experiência de outros colegas pode, além de acalmar, ajudar a tomar a melhor decisão.

 

 

 

logo-aiec-facebookA Faculdade AIEC possibilita o acesso à formação profissional sem que você tenha de afastar-se da sua família ou perder tempo em locomoções diárias.

Conheça nossos cursos clicando aqui.

AIEC, ensino a distância levado a sério.

 

E então, já sabe como manter a calma em momentos de decisão? Conte-nos como você faz. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fonte: Robert Half