Como organizar meu tempo?

icone calendario09.04.2015 - 18:07

Se você anda se fazendo essa pergunta é sinal de que suas tarefas estão consumindo mais tempo do que deveria, não é verdade? Sabemos que com o ritmo atual do mundo moderno, muitas vezes a quantidade de informações e afazeres de todos os dias acaba eliminando os momentos de lazer, descanso e até mesmo os cuidados com a saúde.

Entendemos especialmente essa questão. A AIEC é uma instituição preocupada em proporcionar aos alunos a oportunidade de estudar em qualquer lugar, valorizando os momentos com a família e amigos, sem perder horas em locomoções e permitindo a adaptação dos horários. Contudo, para aproveitar verdadeiramente o tempo, é necessário disciplina e organização. Selecionamos algumas dicas de especialistas para te ajudar nessa questão. Confira a seguir.

Adote uma agenda.

Comece a escrever como você pretende que seu dia seja e tenha o hábito de conferir se as atividades foram cumpridas. As evoluções da tecnologia já nos trouxeram muitos modelos diferentes de agenda, mas a convencional de papel também continua sendo muito útil. Escolha a que seja mais funcional para você.

Uma dica para essa etapa é calcular, nem que seja por alto, quanto tempo você gasta em cada tarefa, inclusive deslocamentos, lanche, etc. Assim, você pode colocar no seu dia somente a quantidade de tarefas que será possível cumprir.

Planeje a sua semana, mês e até o ano, se puder.

Primeiramente você deve entender que o dia é limitado e que não é possível “esticá-lo”. Você deverá resolver uma coisa de cada vez, então é necessário determinar prioridades. Assim você poderá distribuir os afazeres em todos os dias da semana, conforme for necessário.

 

passeio-no-parque

Não esqueça do lazer, da saúde e do descanso.

Muitas vezes deixamos esses itens de lado por imaginar que outras tarefas são urgentes. Mas lembre-se, por exemplo, que comer mal hoje pode trazer consequências sérias no futuro, assim como o estresse e a até mesmo a depressão. Então faça atividades físicas, coma bem e com calma, cultive bons relacionamentos e aproveite sua família.

Quando começar uma tarefa, dedique-se somente a ela.

Se, por exemplo, for acessar a plataforma de ensino a distância para começar a ler os textos das aulas, deixe o celular longe, não acesse outros sites, desligue a TV. Se estiver em casa com outras pessoas, avise-as que vai começar a estudar e peça para não ser incomodado. Da mesma forma devem ser as outras atividades. Na hora de comer, não leve o celular. Ao escrever um relatório, evite conversar com as pessoas ao lado.

Adotando essas medidas, as tarefas serão concluídas mais rapidamente e você poderá ficar livre.

Cumpra seu planejamento.

Ninguém, além de você, irá te cobrar o cumprimento da rotina. Essa é uma decisão pessoal, mas fará bem principalmente a você mesmo.

Não faça da agenda uma prisão.

A agenda deve ser seu guia para melhorar a sua vida e não piorá-la. Tenha sabedoria para adaptar o que for necessário para o seu bem-estar sem comprometer o que é importante.

Sempre reflita sobre o que é realmente importante.

Esse é um ponto que nem sempre nos lembramos. Consideramos que precisamos de tudo, podemos tudo e não podemos viver sem nada. Mas, quando paramos para refletir, descobrimos que não é bem assim. Pare para pensar um pouco sobre seus planos para o futuro e avalie se tudo que é sacrificante para você é realmente válido.

pai-e-filho

Conseguiu cumprir os prazos? Recompense-se.

Terminou o trabalho mais cedo, está com as atividades da faculdade em dia, resolveu tudo o que tinha para resolver? Relaxe! Vá dar um passeio com a sua família, assista um filme no cinema, faça algo bom para você.

logo-aiec-facebookO mercado de trabalho está em busca de pessoas comprometidas com o profissionalismo, competentes e bem preparadas. Se você está em busca dessa formação, conheça os cursos da Faculdade AIEC – ensino a distância levado a sério.

 

 

E então a pergunta “ Como organizar meu tempo? ” foi respondida? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Escola Free Lancer | Posgraduando | Gerenciar tempo agora | Blog da AIEC