Como ser mais criativo

icone calendario05.11.2015 - 16:32

Estudos desenvolvidos por universidades americanas concluíram que existem hábitos que ajudam a aumentar a criatividade. Empreendedores, estudantes e profissionais de todas as áreas devem ter criatividade, nem que seja minimamente. É isso que traz inovação, ideias mais sustentáveis, soluções mais produtivas, projetos mais ousados e produtos mais interessantes. No mundo atual, a criatividade deve ser almejada por todos.
A revista americana “Inc.” listou seis hábitos que auxiliam na busca por mais criatividade. São atitudes do dia a dia que, aos poucos, dão bons resultados. Ajudam a “pensar fora da caixa”. Confira.

 

1. Debater

“Um estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley afirma que pessoas que têm o costume de discordar da opinião de outros e debater são mais criativas”. É contestando que exercitamos o hábito de buscar novas alternativas e argumentos. Só de tentar encontrar formas de ressaltar a própria opinião, estamos incentivando a criatividade.

 

2. Relaxar

Uma parte das ideias só consegue aparecer quando a mente está livre. Meditar, por exemplo, é um hábito que contribui para “esvaziar” a mente. Mas o mesmo é possível durante um bom banho, um tempo sozinho ou uma caminhada pela manhã.

 

3. Exercitar o corpo

“A associação entre exercícios físicos e criatividade foi descoberta por um estudo publicado em 2013 no jornal Frontiers in Human Neuroscience”. Pode ser que os exercícios físicos não sejam relaxantes, mas assim como o item anterior, ajudam a “esvaziar” a mente. Além disso, para pessoas mais estressadas é uma ótima forma de colocar os problemas para fora.

 at the seaside

4. Sentir a natureza

“Um estudo da Universidade do Kansas percebeu que o contato com a natureza reduz a pressão arterial, diminui a frequência cardíaca e a quantidade de hormônios relacionados ao estresse na corrente sanguínea”. Mais uma vez é uma forma de distanciar-se dos problemas do dia a dia. E mais, a troca de ambiente ajuda o cérebro a buscar novas formas de adaptar-se ao que não vivemos diariamente, o que também estimula a criatividade.

 

5. Tomar um drink

“A Universidade de Illinois apontou que níveis moderados de álcool no sangue aumentam a criatividade”. Contudo, é importante ressaltar que são doses moderadas que não causem perda de memória ou pensamentos destrutivos. Nesse hábito a intenção é relaxar um pouco. Pode ser sozinho, aproveitando o momento para liberar a mente, ou pode ser com amigos, assim a conversa pode trazer bons insights.

 

 

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos clicando aqui.

 

 

E então, já sabe como ser mais criativo? Já tem algum desses hábitos? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fonte: Inc. | Revista PEGN