Como ser otimista em 2016

icone calendario30.12.2015 - 11:16

O ano 2015 não foi fácil e muitas previsões para 2016 não são muito positivas. Diante de tanto pessimismo, é bem possível que o próximo ano comece “com o pé esquerdo” e, definitivamente, isso não é bom. Bill Murphy Jr., autor do livro The Intelligent Entrepreneur (O empresário Inteligente), afirma que o otimismo é uma característica que pode ser aprendida. Pensando nisso, ele consultou o especialista em otimismo aprendido Mike Erwin, mestre em psicologia positiva e liderança na Universidade de Michigan, que listou estratégias práticas para aprender como ser otimista em 2016.

Antes, entenda que otimismo é um estado de esperança e confiança no futuro. Erwin explica que nós podemos resistir ao pessimismo, tomar o controle e aprender a ver os contratempos como o que realmente são: oportunidades.

 

Regule suas contas em mídias sociais

Hoje em dia muito tempo é gasto em mídias sociais e elas podem afetar a positividade, para melhor ou para pior. Então você pode deixar de seguir publicações de meios de comunicação que tendem a postar notícias e pensamentos negativos. Ao invés disso, siga pessoas e organizações que priorizam coisas positivas. [Uma boa ideia é seguir o Facebook da Faculdade AIEC. Clique aqui.]

 

Escreva cartas de agradecimento

Mike afirma que “Gratidão é o mais forte preditor de bem-estar”. Um bom exercício para seu otimismo é escrever semanalmente uma carta de gratidão para alguém. Mostre para essa pessoa que você é grato por algo que ela fez ou pela importância dela em sua vida. Se possível, entregue a carta pessoalmente. Acredite: seu bem-estar irá aumentar significativamente durante esse exercício.

 

Anote as coisas boas do seu dia

Todos os dias durante três semanas, antes de dormir, sente-se e anote três coisas que correram bem durante o dia. Não vai demorar muito tempo – alguns dias ou semanas – e você vai perceber que a sua vida, não importa quão difícil ou estressante, é cheia de bênçãos e coisas boas.

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Não deixe as notícias consumirem você

Em 2016 será difícil escapar de notícias sobre política, economia, crise e coisas desse tipo. Então tente substituir alguns programas de TV ou tempo de Facebook por um bom livro.

 

Exercite seu corpo

Muitas pesquisas mostram a ligação entre o bem-estar e a prática de exercícios físicos. No próximo ano tente fazer exercícios moderados  por ao menos 30 minutos por dia. No verão sempre aparecem os anúncios que falam sobre perda de peso e busca por um corpo mais saudável. Isso é bom, mas não deixe que essa mensagem seja negativa para você. Exercite-se para sentir-se bem.

 

Aproxime-se de pessoas motivadoras

Passar o tempo com pessoas que compartilham dos mesmos hobbies ou paixões é um ótimo alimento para o otimismo e bem-estar. Quando não se está sozinho o efeito dessas atividades prazerosas é muito maior.

 

Trabalhe duro e não dê espaço para o fracasso

“Se queremos nos sentir mais esperançosos sobre o futuro, sentar e ficar obcecado sobre o nosso fracasso mais recente não vai nos levar até lá”, alerta Bill Murphy. Ao invés disso, foque em uma meta e, com a tarefa em mãos, seu foco mental irá levar positividade para sua vida.

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Sirva aos outros

Uma das maneiras mais práticas de ser mais esperançoso é perceber que você pode fazer a diferença na vida das pessoas. Ao se concentrar em ajudar os outros, você ganha a vantagem de aumentar os próprios níveis de felicidade e otimismo. Além disso, se todos pensarem dessa forma, é possível viver num mundo muito melhor.

 

Coloque o outro em primeiro lugar

Um professor da Universidade de Michigan, Dr. Chris Peterson, era famoso por dizer: “Eu posso resumir psicologia positiva em apenas três palavras: outras pessoas importam”. Se você quer ter uma vida mais significativa e ser mais esperançoso sobre o futuro, invista tempo e energia para construir fortes relacionamentos com os outros. Essas relações vão ajudá-lo a ser mais otimista.

 

 

 

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E então, já sabe como ser otimista em 2016 e também nos próximos anos? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fontes: Inc.