Conheça boas práticas para a demissão de um funcionário

icone calendario27.06.2016 - 17:04

A hora de demitir um funcionário não costuma ser fácil. Empresas que se preocupam com as pessoas procuram encontrar formas de evitar a demissão, mas nem sempre isso é possível por fatores diversos. Então, em algum momento, será necessário sentar frente a frente com um colaborador para informá-lo de sua demissão. Para que essa situação seja conduzida da melhor forma, Doug e Polly Branco, diretores de uma empresa de consultoria em gestão nos EUA, selecionaram dicas que eles consideram como melhores práticas para a demissão. Confira a seguir.

 

1. Minimize o constrangimento do funcionário

Chame-o para conversar no final do expediente e em uma sala que não seja possível que os outros funcionários o observem de forma a constrangê-lo. Certifique-se também de que outro funcionário de confiança o acompanhe de volta ao seu local de trabalho para organizar e recolher seus objetos pessoais. Essa é uma atitude de precaução, pois evita que funcionários irritados tenham alguma atitude contra a empresa, como excluir arquivos essenciais ou, como relatam Doug e Polly, escondam documentos que comprovem alguma atitude errada realizada pelo funcionário demitido.

 

2. Não fique debatendo sua decisão com o funcionário

Se é uma reunião para demissão, sua decisão já está tomada. Caso o empregado comece a debater e tentar apresentar argumentos para que não seja demitido, educadamente, informe-o que a decisão é a final. Nesse momento mude o curso da conversa e passe as informações que serão úteis para ele, como questões trabalhistas, direitos ou trâmites necessários.

 Businesswoman leaving office after being fired

3. Chame outra pessoa para a reunião

O coordenador da área ou um profissional do setor de Gestão de Pessoas, por exemplo. Essa é uma forma de ter uma testemunha sobre o que foi dito (para o caso de processos por assédio, por exemplo), é também um reforço para que a situação seja mais tranquila, pois caso o funcionário fique irritado ao ponto de se tornar agressivo, haverá uma outra pessoa para auxiliar e acalmá-lo.

 

4. Conheça as leis trabalhistas

Verifique tudo o que envolve a demissão do funcionário e esteja bem informado, até para passar as coordenadas corretas para ele – isso evita muitos equívocos.

 

 

 

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Fonte: Entrepreneur [com adaptações].

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