Conheça os tipos de benchmarking

icone calendario24.09.2015 - 18:08

Em tempos difíceis como o que o Brasil está passando e a crise mundial, a maior parte das empresas buscam formas de melhorar seus processos, economizar e serem mais produtivas. Para isso, o benchmarking é um método usado para descobrir melhores práticas. Conheça quais são os tipos de benchmarking a seguir.

Saiba o que é Benchmarking. Clique aqui.

“Observar o que o outro tem de melhor traz a possibilidade de se observar em outra perspectiva. Trabalhar em uma análise SWOT, por exemplo, traz a possibilidade de melhorar o que está ruim e aperfeiçoar ainda mais o que já é bom. É de extrema importância a prática do autoconhecimento para a perpetuação da empresa”, afirma no site Administradores, Tatiane Albuquerque administradora e especialista em marketing.

Para colocar esse processo em prática, conheça os seus principais tipos: 

 

Benchmarking competitivo

Tem como alvo identificar as práticas dos concorrentes. É mais difícil de ser utilizado, visto que nenhuma empresa divulga  suas práticas competitivas amplamente. Para obter as informações necessárias, costuma-se contratar consultorias externas e utilizar o método de “cliente oculto”.

 

Benchmarking genérico

É baseado na comparação de várias funções dentro da própria organização. Como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido até a entrega do produto ao cliente, verificando o tempo gasto para isso.

 

Benchmarking funcional

Com base em uma função específica, que pode existir ou não na própria organização, Benchmarking funcional serve para trocar informações acerca de uma atividade bem definida como, por exemplo, a distribuição, o faturamento ou a embalagem. Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade deles serem utilizados sem levar em consideração a concorrência direta da organização.

 

Benchmarking interno

É a procura pelas melhores práticas dentro da própria organização em unidades diferentes, outros departamentos, por exemplo. Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, custos mais baixos e a valorização pessoal interna. É um processo mais fácil de ser executado.
logo-aiec-facebookA Faculdade AIEC pensa no futuro e possibilita o acesso à formação profissional sem que você precise afastar-se da sua família ou perder tempo em locomoções diárias.

Conheça nossos cursos clicando aqui.

AIEC, ensino a distância levado a sério.

 

 

E então, está preparado para colocar em prática os tipos de benchmarking? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fonte: Guia RH, Administradores.com e Wikipédia com adaptações.