Conheça quatro atitudes de um bom líder

icone calendario02.05.2016 - 15:36

“As pessoas são as grandes responsáveis pelo sucesso das organizações. Elas movem o negócio e botam para fazer no dia a dia”, afirma Mariana Foresti, especialista em empreendedorismo e coordenadora de apoio a empreendedores, da Endeavor.

O líder deve se preocupar em cuidar do desenvolvimento das pessoas, pois sem elas é impossível que qualquer estratégia se torne realidade. Seja qual for a área de atuação de uma empresa, se seus funcionários não trabalharem motivados e não identificarem em seus líderes uma imagem respeitosa, a instituição provavelmente caminhará para o fracasso. Considerando isso, Foresti selecionou quatro atitudes que precisam ser constantemente tomadas por um bom líder.

 

1. Compartilhar valores e uma visão com significado

“O líder deve ser referência de adesão aos valores da empresa e é muito importante que suas atitudes no dia a dia reflitam as crenças da organização, pois as pessoas irão se espelhar no seu exemplo”.

A especialista usa como exemplo dessa atitude o fundador da Amazon, Jeff Bezos, que conseguiu transmitir seu sonho mesmo antes de se tornar a maior loja on-line do planeta.

 

2. Criar rituais de comunicação com a equipe

“Um canal aberto de comunicação com a equipe é fundamental, […] é necessário criar rituais que garantam o fluxo das informações e a interação do líder com a equipe”.

Vitor Torres, CEO da startup Contabilizei, além de participar da entrevista de cada novo colaborador, reúne toda a equipe uma vez por mês para contar quais foram as evoluções do mês, quais conquistas estão por vir e reforçar a missão da empresa.

 

3. Ouvir e servir pessoas

Brian Requarth, CEO do Viva Real, portal imobiliário que conecta milhares de pessoas, considera importante para o crescimento da empresa ouvir e responder aos seus funcionários. Brian incentiva os colaboradores a enviar para ele perguntas que são respondidas durante uma sessão, com todos os mais de 400 funcionários.

“Atitudes como essas ajudam a quebrar as barreiras entre o líder e a equipe, que começa a enxergá-lo como uma pessoa mais acessível e empática para expor os problemas e buscar uma solução em conjunto”.

 

lideranca4. Saber delegar

“Trabalhar sozinho não traz muitas recompensas. Os empreendedores devem reconhecer rapidamente as áreas em que se destacam e aprender a delegar a bons gerentes tarefas relacionadas a áreas que não dominam.” (Richard Branson, criador da Virgin)

Mariana ressalta que delegar não quer dizer “delargar”. No início é preciso acompanhar e dar feedback para os menos experientes, com o tempo é que eles poderão tomar as rédeas e tirar do líder uma carga bastante pesada.

 

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E então, quais outras atitudes você considera serem necessárias para um bom líder? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Exame [com adaptações].