Dicas para concurseiros: seis passos para se preparar

icone calendario10.06.2015 - 14:00

Muitos profissionais têm buscado nos concursos públicos a estabilidade que a iniciativa privada não oferece. A aposentadoria é outro fator que também atrai aqueles que decidem dedicar-se verdadeiramente aos estudos para garantir seu lugar.

A expectativa para esse ano é que existam mais vagas em cargos públicos do que em relação ao ano passado. Assim, se você já decidiu ou está pensando em ingressar na carreira pública, veja dicas do coordenador dos cursos para concursos públicos da LFG Nelson Távora, publicadas no site InfoMoney.

É importante lembrar que, antes de tudo, você deve avaliar se tem vocação para área pública, se o salário o satisfaz e qual o plano de carreira dentro da organização. Para ajudar, confira o artigo do blog da AIEC “Carreira pública: qual concurso escolher”.

 

1. Buscando conhecimento: Procure adquirir experiência de prova, ou seja, pegue provas dos anos anteriores para responder, verifique quais matérias serão abordadas, conheça quais as etapas da seleção (prova objetiva, física, psicotécnica, etc.).

2. Conciliando o trabalho: Avalie se é possível conciliar o trabalho com os estudos. Se não for possível, tente fazer um planejamento financeiro para ficar um tempo sem emprego, dedicando-se somente ao estudo.

3. Os cursos preparatórios: Baseando-se em seu perfil, decida se irá estudar sozinho ou se irá fazer um curso preparatório. Seja qual for a escolha, lembre-se que é necessário ter uma rotina e uma estratégia de estudos, baseadas na prova, por isso procure saber todos os detalhes sobre ela.

4. O tempo: não ache que todo o tempo deve ser dedicado aos estudos. É necessário separar horários para descanso e lazer, pois eles são importantes para que você continue.

5. Defina uma estratégia: seja organizado e disciplinado. Trace um plano estratégico sobre o que costuma cair nas provas.

6. Mantenha o equilíbrio: você deve procurar um equilíbrio entre as matérias e o tempo dedicado a elas. O conselho é dedicar mais tempo às que você tem mais dificuldade.

logo-aiec-facebookSe você está em busca de preparo para sua formação profissional, seja na carreira pública ou carreira privada, conheça os cursos da Faculdade AIEC – ensino a distância levado a sério.

 

 

 

E então, gostou das dicas para concurseiros? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: InfoMoney