Dicas para cortar custos da sua empresa

icone calendario12.05.2016 - 20:06

O Brasil está passando por um momento de crise e as empresas precisam adaptar-se para sobreviver no mercado. Pensando nisso, a Revista PEGN consultou o professor de Estratégia, Carlos Caldeira, e o professor José Sarkis Arakelian, da FAAP, para explicar como um empreendedor pode reduzir seus gastos sem perder eficiência.

Automação

Fazer um projeto que aumente a produtividade é importante para a empresa, pois em alguns casos a empresa não tem despesas grandes, mas certos processos e etapas podem ser repensados de forma que gere economia. “A automação é uma boa saída para reduzir custos. Ela resolve problemas de contratação”, afirma Caldeira.

Terceirização

O professor explica que para tomar a decisão sobre a terceirização ou internalização afim de cortar custos, é preciso analisar caso a caso, pois tanto pode ser uma boa decisão para a empresa, como também ruim. É comum que uma atividade interna seja mais cara do que terceirizada, mas é preciso analisar outros fatores que envolvem essa decisão.

fornecedor

Fornecedores

Uma dica é entrar em contato com os fornecedores e tentar renegociar valores ou descontos em produtos e serviços. “O mercado não está favorável para ninguém. Todos os tipos de empresas estão tendo que reavaliar seus custos”, afirma Arakelian. Talvez seja uma boa hora para procurar novos fornecedores que ofereçam valores mais atraentes.

Custos financeiros

Caldeira explica que, em pequenas e médias empresas, normalmente os administradores têm dificuldade de entender realmente os custos associados ao capital de giro. Para cortar custos, é preciso controlar com cuidado o estoque (que não pode ser grande), além de ficar atento aos prazos de entrega, pois “quanto maior o prazo de entrega de um fornecedor, maior é o custo da empresa, que deve ter capital de giro suficiente para suprir esse período”.

 

A dica de Sarkis é “parar e reavaliar. Comece checando os custos e veja quais ainda são necessários e quais precisam ser redimensionados”, afirma.

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

E então, como você otimiza os custos da sua empresa? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Revista PEGN