Dicas para empreender no ramo de alimentação

icone calendario24.03.2016 - 22:48

Você sabia que, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, o crescimento do setor de food service, em que a alimentação ocorre fora de casa, sobe 14,7% ao ano no Brasil? É por esse motivo que muitos empreendedores têm escolhido esse setor para, não só investir, como também para inovar. É o que explica Felipe Baeta (Ofélia), um dos empreendedores presentes no evento Startup Foods que ocorreu em São Paulo no ano passado: “o que as pessoas estão consumindo e a forma que elas estão consumindo está mudando muito rápido. Analisando a inércia da indústria tradicional, faz muito sentido pensar em empreendedorismo nessa área hoje”.

Se você pensa em empreender e este setor está na sua lista de ideias, veja algumas dicas que empresários experientes deram à Revista PEGN.

 

1. A execução

“No ramo de alimentos, uma grande ideia é apenas 5% do negócio. Os outros 95% estão em como ela será executada”, diz Leonardo Fagherazzi da Pause Bebidas. Pela dinamicidade desse tipo de mercado, especialistas afirmam que é difícil prever o desempenho do negócio nos primeiros três meses. Para que a empolgação não atrapalhe a execução, a dica é determinar metas semanais e mensais para servirem como guia.

equipe-restaurante

2. Compartilhe seus objetivos e empolgação com a equipe

É preciso identificar o propósito da sua empresa e buscar profissionais que atendam à ele. No início, utilize sua rede de contatos para buscar pessoas interessantes. “As primeiras pessoas para quem você deve vender sua empresa são os seus funcionários. Faça com que eles se motivem pela causa”, diz Felipe Fioravante da iFood.

 

3. Conte com a expertise de parceiros

“Se você quiser ir rápido, vá sozinho. Mas se quiser chegar longe, vá em grupo”, diz o produtor rural José Eduardo Mendes Camargo. A ideia que os empreendedores passaram nesse ponto é a busca por parceiros de desenvolvimento de fórmula, de mercado e de distribuição. Pequenas empresas não costumam ter capital para esse tipo de investimento, mas se puder ser feito, faça.

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, você tem ideias para empreender nesse ramo? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Revista PEGN.