Dicas para melhorar a concentração

icone calendario25.11.2015 - 18:41

Neurocientista, Carla Tieppo afirma que são vários os fatores que contribuem para diminuir a concentração. A tecnologia muitas vezes leva a culpa, mas a especialista afirma que o problema, na verdade, está no mau uso dela. Por exemplo, as pessoas tornam o hábito de verificar as redes sociais e mensagens nos smartphones um vício.

O problema é que quando nos distraímos muito, nos tornamos mais improdutivos, perdendo tempo, energia e, até, o ânimo. A cada interrupção, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original, segundo uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal.

Para vencer essa dificuldade, Carla explica que é necessário disciplina e esforço diário. Para ajudar, a neurociência sugere algumas alternativas que podem ser úteis. Confira.

 

1. Divida a jornada de trabalho em partes de 50 ou 60 minutos

Segundo a neurociência, o cérebro humano se concentra em um único objeto entre 50 e 60 minutos, depois disso a atenção se desvia. Então defina como objetivo terminar uma tarefa dentro desse período de tempo e então fazer um intervalo de 5 ou 10 minutos. Esse é o momento ideal para verificar o celular, as redes sociais, tomar um café.

 

2. Mantenha-se alimentado durante o dia todo

A dica é manter-se sempre alimentado. A fome também distrai o cérebro. Não precisa comer em grande quantidade, mas consumir um biscoito ou barrinha de cereal já ajuda. Assim a fome não vai ser o foco do seu cérebro.

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3. Ouça músicas que você já conhece

Uma música nova exige mais atenção do cérebro, então escolha as conhecidas. Fones de ouvido ajudam a manter o foco, pois reduzem os ruídos do ambiente e trazem bem-estar. A dica é fazer uma playlist que dure 60 minutos e que seja de músicas prazerosas e leves, evite as muito depressivas ou estressantes.

 

4. Mantenha seu local de trabalho organizado e confortável

O cérebro se espelha no ambiente externo. “Se não há lógica do lado de fora, fica difícil se organizar internamente”, afirma. A falta de ergonomia também pode ser prejudicial, pois o cansaço e dores no corpo vão atrair a atenção do cérebro e você vai ter mais dificuldade em terminar a tarefa.

 

 

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Fontes: Exame