25.11.2015 - 18:41
Neurocientista, Carla Tieppo afirma que são vários os fatores que contribuem para diminuir a concentração. A tecnologia muitas vezes leva a culpa, mas a especialista afirma que o problema, na verdade, está no mau uso dela. Por exemplo, as pessoas tornam o hábito de verificar as redes sociais e mensagens nos smartphones um vício.
O problema é que quando nos distraímos muito, nos tornamos mais improdutivos, perdendo tempo, energia e, até, o ânimo. A cada interrupção, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa tarefa original, segundo uma especialista ouvida pelo Wall Street Journal.
Para vencer essa dificuldade, Carla explica que é necessário disciplina e esforço diário. Para ajudar, a neurociência sugere algumas alternativas que podem ser úteis. Confira.
Segundo a neurociência, o cérebro humano se concentra em um único objeto entre 50 e 60 minutos, depois disso a atenção se desvia. Então defina como objetivo terminar uma tarefa dentro desse período de tempo e então fazer um intervalo de 5 ou 10 minutos. Esse é o momento ideal para verificar o celular, as redes sociais, tomar um café.
A dica é manter-se sempre alimentado. A fome também distrai o cérebro. Não precisa comer em grande quantidade, mas consumir um biscoito ou barrinha de cereal já ajuda. Assim a fome não vai ser o foco do seu cérebro.
Uma música nova exige mais atenção do cérebro, então escolha as conhecidas. Fones de ouvido ajudam a manter o foco, pois reduzem os ruídos do ambiente e trazem bem-estar. A dica é fazer uma playlist que dure 60 minutos e que seja de músicas prazerosas e leves, evite as muito depressivas ou estressantes.
O cérebro se espelha no ambiente externo. “Se não há lógica do lado de fora, fica difícil se organizar internamente”, afirma. A falta de ergonomia também pode ser prejudicial, pois o cansaço e dores no corpo vão atrair a atenção do cérebro e você vai ter mais dificuldade em terminar a tarefa.
AIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.
Conheça nossos cursos clicando aqui.
E então, já sabe como melhorar a concentração? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog ou entre em contato conosco no Facebook.
Fontes: Exame
© Copyright 1999 - 2017 - Associação Internacional de Educação Continuada - AIEC - Todos os Direitos Reservados.
SIG Quadra 1, lotes 375,385,395 | Edifício Platinum Office 3ºandar | Sala 347 | CEP 70.610-410 - Brasília - DF
Este é um ambiente exclusivo para os
alunos Aiec