Dicas para quem quer abrir um negócio

icone calendario22.01.2016 - 17:10

Se você quer empreender, a primeira coisa é ter paixão pelo seu projeto. Defina muito bem o seu objetivo com o negócio e esteja preparado para lutar por ele. Depois de ter isso bem claro, siga mais algumas dicas sobre abrir um negócio fornecidas pelo empreendedor Lewis Howes ao site Entrepreneur.

 

#1 Pesquise seu mercado

Pesquise, pesquise e pesquise. Aprofunde-se no tema do negócio, conheça a concorrência e o mercado. Lewis afirma que uma concorrência muito grande não precisa ser necessariamente um motivo de desânimo, pois isso pode ser um sinal de que o mercado da área escolhida é bastante demandado e muita gente pode se dar bem.

 

#2 Tenha um objetivo

Uma escolha de muitos empreendedores é definir metas a cada seis meses. É uma boa opção, porém tenha sempre uma meta principal que guia todas as outras. Pense que ela é o seu objetivo principal e que as outras são os passos até chegar lá.

 

#3 Produza conteúdo que as pessoas queiram compartilhar

Esse é um exemplo de Howes sobre sites, mas a ideia é que a inovação esteja presente, fazendo com que as pessoas se interessem e, inclusive, sintam o desejo de compartilhar com sua rede de relacionamento, a boa experiência vivida em sua empresa. Seja ela on-line ou não.

 

#4 Faça uma lista de e-mails

Howes afirma que “e-mails ainda são uma das melhores formas de fazer o marketing online da sua empresa. O mailing ou lista de e-mails é uma das ferramentas mais importantes para um negócio”. Hoje em dia, toda empresa deve ter um site. Após desenvolver um para a sua empresa, busque uma forma de captar contatos (principalmente os e-mails) de seus clientes em potencial. Posteriormente, ele pode ser um canal direto e eficiente de comunicação entre vocês.

 

#5 Crie produtos ou serviços que possam ser vendidos

O segredo é buscar sempre a solução para um problema das pessoas. Contudo, pense principalmente que essa solução deve poder ser vendida ou monetizada. Para isso, desenvolva uma relação com o público-alvo, entendendo suas necessidades.

 

#6 Comece agora!

Planejar é importante, mas o planejamento em excesso e sem ação é em vão. Comece seu negócio e ajuste-o ao longo do tempo. Lewis dá o exemplo do Facebook, “a todo momento eles estão fazendo mudanças nos serviços”. E, ainda, orienta “comece hoje mesmo. Se não, talvez seus projetos nunca saiam do papel”.

 

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, está pronto para abrir um negócio? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Entrepreneur e Revista PEGN [com adaptações].