Durante a crise o foco deve ser o aumento da produtividade

icone calendario02.03.2016 - 07:48

Uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC) aponta que 93% dos CEOs pretendem reduzir os custos ao longo dos próximos 12 meses. O setor de tecnologia pode ser um dos que mais vai sofrer essa redução, contudo esta é também uma área que pode ajudar as empresas a economizarem, pois gera redução dos custos operacionais. É o que afirma Gustavo Boyde, gerente de marketing da LogMeIn para América Latina. Segundo ele, “momentos de turbulência nas empresas são justamente aqueles nos quais se deveriam buscar alternativas inteligentes de investimentos e não apenas uma retração das operações, o que pode criar um círculo vicioso negativo”.

 

Como dica para os tempos de crise, Boyde pontuou no site Administradores.com algumas ações que ajudam a manter o foco das equipes no aumento da produtividade.

 

Rever os processos

A sugestão é sentar ao lado dos atendentes ou operadores, por exemplo, e observar a rotina. Muitas vezes o processo tem etapas que poderiam ser eliminadas. Na maior parte das vezes é possível descobrir que existem etapas que ainda vigoram simplesmente por não terem sido revisadas.

Business team discussing project with man pointing at the laptop

Escutar a equipe

Ninguém melhor do que os funcionários para saber o que pode ser melhorado. Afinal, eles estão ali todos os dias vivendo a rotina da empresa. Sabendo consultá-los, você terá ótimas respostas.

 

Flexibilizar a burocracia

Muitas vezes o tempo que se perde esperando que o processo seja perfeito traz uma perda muito maior do que estar suscetível a pequenos erros. Elimine do processo as etapas de aprovação que possam ser feitas pelo próprio funcionário. Ensine-o a ter autonomia.

 

Rever as métricas

Os funcionários são guiados pelas métricas e pode ser que algumas mais prejudiquem do que ajudem a equipe. Reveja todas elas e foque somente do que é realmente importante. Considere incluir metas de produtividade.

tecnologia

Implementar novas tecnologias

Pense na tecnologia como um investimento e não um gasto. Muitas vezes a tecnologia permite duplicar ou triplicar a produtividade. Estude as possibilidades existentes para o seguimento da sua empresa.

 

 

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, o que você pode fazer para focar no aumento da produtividade? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Administradores