EAD: uma solução para um grande desafio

icone calendario20.06.2014 - 09:23

“Os correios investem em EAD para desenvolver seus profissionais e cumprir sua visão de futuro, que é tornar-se uma empresa de classe mundial” (Consuelo Sielski)

 

O que fazer quanto é necessário capacitar 125 mil trabalhadores de uma mesma empresa? Pará-los todos os dias no horário de trabalho, colocá-los em uma sala de aula gigante e começar a ensinar não parece ser a solução ideal. E realmente não é. Consuelo Sielski, chefe da UniCorreios, contou um pouco da experiência que a empresa está tendo ao utilizar o ensino a distância como método de capacitação.

A UniCorreios

Os Correios possuem trabalhadores distribuídos em todas as regiões do Brasil e, como toda empresa que pretende crescer, eles investem na qualidade do serviço, qualificando seus funcionários. Para isso, os Correios têm em sua estrutura a Universidade Corporativa – UniCorreios, com representações em todo o país. A UniCorreios é formada por cinco gerências e uma delas é a de educação a distância (GEAD).

Investindo em EAD

Desde a década de 1970, a empresa investe no ensino a distância. Nessa época, o material era impresso. Pouco depois, o ambiente virtual foi instalado e hoje conta com tecnologias cada vez melhores para o aprendizado.

Utilizando essa metodologia, o vínculo entre os participantes e os professores é estimulado de forma dinâmica, interativa e participativa.

Benefícios para empresa e trabalhador

Ao adotar o ensino a distância, os Correios e seus funcionários desfrutaram dos benefícios que diversos alunos dessa modalidades têm em todo o mundo:

– o trabalhador

é provocado a ser mais autônomo, mais inventivo e criativo;

é estimulado para ter mais responsabilidade, autodisciplina e preocupação com o gerenciamento do seu tempo;

torna-se mais independente quanto a sua aprendizagem, desenvolvendo seu próprio ritmo para concluir o curso;

– a empresa

ganha com a flexibilidade do tempo e o estudo no próprio local de trabalho;

 

O projeto pedagógico

Para que todo o trabalho investido possa dar bons frutos, o projeto pedagógico também deve ser bem estruturado, preocupando-se com as principais necessidades da empresa e da sociedade. Assim, Consuelo explica que o projeto fortalece a identidade corporativa da empresa e estimula os alunos enquanto cidadãos, para que eles façam parte de uma transformação social.

 

Um belo exemplo

Um dos projetos sociais mais conhecidos da empresa também conta com o suporte da EAD. “Papai Noel dos Correios” é uma iniciativa da empresa para que crianças mais carentes recebam presentes no natal. Elas escrevem suas cartinhas que são adotadas por voluntários dispostos a bancar os presentinhos e depois, com a ajuda dos Correios, os presentes chegam até essas crianças tornando o fim de ano, não só delas como de todos os que participam do processo, muito mais alegre. Para colocar a campanha em ação, os trabalhadores voluntários são capacitados por meio do curso Tutorial Sistema Noel, na modalidade EAD.

 

Você pode ler mais detalhes sobre o assunto na Revista Ideias em Gestão da Faculdade AIEC. Acesse clicando aqui.

 

Consuelo Aparecida Sielski Santos é chefe da UniCorreios, Doutora e Mestre em Engenharia de Produção, Especialista em Gestão Pública e Supervisão Escolar e também Pedagoga.