7 cursos gratuitos de programação para iniciantes

icone calendario10.09.2015 - 17:51

Larry Kim, fundado e CTO da WordStream, destaca uma realidade: programação não faz parte somente da vida dos “nerds”. Hoje em dia, muitas outras profissões esbarram na necessidade de saber, ao menos um pouco, de programação. É o caso de blogueiros, publicitários, designers e, até, empreendedores que montam seu próprio site.

No portal Inc. Larry lista alguns benefícios de ter noções de programação:

– construir o próprio site do zero;

– poupar dinheiro;

– usar sua própria criatividade, ao invés de ficar sempre tentando explicar suas ideias para outros;

 

Um grande benefício que a própria tecnologia nos trouxe foi a possibilidade de aprender a distância. Todos os cursos indicados pelo especialista podem ser feitos sem sair de casa. Outra realidade é que para aprender mais sobre tecnologia é necessário ter boas noções de inglês, pois é o idioma mais usado nesse meio. A maior parte dos cursos é nessa língua. Aproveite para treinar. (Se você prefere em português, veja esses 5 cursos on-line de programação em português).

 

1. Harvard University’s CS50 class

Link: Clique aqui.

Esse é um curso de introdução à Ciência da Computação, ministrado pelo professor David J. Malan. Ele fala sobre C, PHP, JavaScript e SQL, CSS e HTML. Após a conclusão do curso, você pode pagar $90 e receber um certificado.

 

2. Code.org

Link: Clique aqui.

Para Larry, esse é um curso que vale muito a pena conhecer. Ele mostra noções básicas do mundo da programação de forma didática e intuitiva, além disso, conta com professores renomados (até mesmo Mark Zuckerberg, um dos criadores do Facebook). O curso permite que você acompanhe as aulas no seu próprio ritmo.

 

3. Code School

Link: Clique aqui.

Nesse curso você aprenderá codificação, programação e outras competências. O diferencial dele é que você pode escolher qual “caminho” você deseja seguir usando uma linguagem específica, como Rubi, HTML/CSS e Java Script.

 

4. Free Code Camp

Link: Clique aqui.

O Free Code Camp tem duas funções muito interessantes: ensinar programação e fazer um bem social. O curso incentiva os alunos a construírem projetos para organizações sem fins lucrativos.

 

5. Dash by General Assembly

Link: Clique aqui.

Larry Kim indica esse curso para os verdadeiros iniciantes. Ensina HTML, CSS e JavaScript através de atividades no próprio navegador e essa é uma proposta diferente, mas que ajuda muito na hora de assumir um projeto real.

 

6. Code Conquest

Link: Clique aqui.

O Code Conquest também ajuda os iniciantes. Mas, nesse caso, ele oferece um guia para tornar o aprendizado mais fácil. Nele você aprende:

– o básico de programação;

– faz tutoriais de programação;

– aprende a usar linguagens especiais;

– escolhe o treinamento melhor para você;

 

7. TheCodePlayer

Link: Clique aqui.

O TheCodePlayer faz o caminho contrário. Usando apresentações e vídeos, ele mostra como sites e aplicativos foram construídos. Assim você pode entender com detalhes o processo, pois cada item possui descrições.

 
logo-aiec-facebookA Faculdade AIEC pensa no futuro e possibilita o acesso à formação profissional sem que você precise afastar-se da sua família ou perder tempo em locomoções diárias.

Conheça nossos cursos clicando aqui.

AIEC, ensino a distância levado a sério.

 

 

E então, o que achou dos cursos de programação para iniciantes? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fonte: Inc.