Google e inovação: conheça algumas estratégias da empresa

icone calendario07.06.2016 - 17:30

A Google é uma empresa que possui uma longa história em um período relativamente curto de vida. Desde que o buscador Google foi fundado em 1998, a companhia cresceu para atender a milhões de pessoas em todo o mundo e muitas outras ferramentas e soluções foram criadas para satisfazer usuários. Web Search, Google Chrome, Toolbar, Gmail, AdSense, Adwords, Books, Youtube, Picasa, Maps, Earth, Drive, Docs, Translate, Hangout e muitas outras podem ser citadas como exemplo de criações inovadoras que sempre priorizam a experiência do usuário.

A empresa se baseia em “10 verdades” que podem ajudar a entender um pouco o motivo do seu sucesso. São elas:

  1. Concentre-se no usuário e tudo mais virá;
  2. É melhor escolher uma coisa e fazê-la muito bem;
  3. Rápido é melhor que devagar;
  4. A democracia funciona na Web;
  5. Você não precisa estar em sua escrivaninha para precisar de uma resposta;
  6. É possível fazer dinheiro sem fazer o mal;
  7. Sempre haverá mais informações;
  8. A busca por informações cruza todas as fronteiras;
  9. É possível ser sério sem usar terno;
  10. Excelente ainda não é o suficiente.

 

Pensando sobre a inovação constante da empresa, a Harvard Business Review selecionou cinco princípios que a empresa utiliza como sua espinha dorsal. Veja a seguir.

 

Ela investe em pesquisa

A Google investe bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento. Anualmente, investe em 250 projetos de investigação. Também investe em jovens empresas com ideias em potencial e tem projetos que incentivam a inovação.

 

Incentiva todos a inovar, de cima para baixo

A empresa tem uma regra famosa que se chama “regra dos 20%”, em que incentiva os colaboradores a investir uma parte do seu tempo em algo que acreditam que será inovador. Essa mentalidade gerou ferramentas como o Gmail, Adsense e News.

 

Incentiva a colaboração

Feedback e novas ideias devem fluir livremente entre as equipes, o que ajuda a criar uma cultura em que a inovação floresce, porque ela é alimentada em processos do dia a dia.

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, como você vivencia a inovação na sua empresa ou no seu trabalho? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Inc, Harvard Business Review, Google.