Entendendo o que é branding

icone calendario12.11.2014 - 11:22

O termo branding tem uma situação até um pouco engraçada: alguns não fazem ideia do que significa, outros dão tantos significados que acabam fugindo do conceito correto. Realmente, o branding não é algo simples de se entender, mas para facilitar sua compreensão, o Blog da AIEC reuniu algumas informações que poderão te ajudar a entender, afinal, o que é branding.

 

Primeiramente, um conceito

Existem muitas definições, mas usaremos a da Global Brands, empresa de consultoria do mercado brasileiro:

“Branding é o conjunto de ações ligadas à administração de marcas. São ações que tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da sua natureza meramente financeira, passando a fazer parte da cultura e influenciando a vida das pessoas. Essas ‘ações’ se relacionam a símbolos que têm a capacidade de simplificar a nossa vida, num mundo cada vez mais confuso e complexo”.

 

Calma, vamos explicar melhor

Em poucas palavras, podemos dizer que branding não é somente uma tentativa de fazer a marca de uma empresa ser mais conhecida. Vai muito além disso. Sendo um conjunto de ações, o branding é um processo gradativo que faz com que a marca passe a ter um significado além da própria empresa e passe a fazer parte da cultura e da vida das pessoas. É claro que fazer isso não é tarefa fácil, até porque não existe uma fórmula mágica de branding.

equipe

Os administradores podem contribuir com o branding?

Para que haja sucesso nas atividades de branding, os profissionais que trabalham com marketing, publicidade, semiótica e outras áreas afins, precisam do apoio dos profissionais que atuam no direcionamento das empresas. José Roberto Martins, CEO da GlobalBrands, explica que um fundamento do branding é o posicionamento da marca e que “ele deve equilibrar dois aspectos: o emocional (as necessidades e expectativas dos consumidores) e o racional (os objetivos do negócio)”.  Em ambos os aspectos os administradores são essenciais, visto que eles é que podem fornecer as informações sobre a empresa, além de contribuir diretamente com ações do branding, como transmitir aos funcionários o posicionamento da empresa, reunir informações sobre o mercado e os consumidores, permitir investimentos em publicidade, etc. Assim, para que haja harmonia entre todas as ações, os administradores precisam compreender a importância do branding.

 

consumidorPara finalizar, mais uma definição

Monica Sabino, professora de pós-graduação em Marketing, explicou em artigo publicado no site Webinsider, que para a American Marketing Association, “branding não é fazer com que um consumidor escolha uma marca ao invés da marca concorrente. É fazer com que um potencial consumidor perceba a marca como a única solução para o que ele busca. A única escolha lógica para o que ela está oferecendo”.

 

Lembre-se que qualificar-se de forma satisfatória como um administrador é essencial para o crescimento da empresa. Para aprender todos os conceitos necessários para executar as atividades empresariais, é necessário realizar um curso de Administração de qualidade.

A grade curricular do curso de Administração da Faculdade AIEC, oferece disciplinas como Marketing Estratégico e Marketing de Relacionamento, utilizando uma metodologia de aprendizado exclusiva, com base em programas de prestígio como Harvard e MIT. O curso está disponível para o Brasil e também para o Exterior. Conheça mais clicando aqui.

 

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

Fonte: Global Brands | Webinsider