Plano de Negócios

Entendendo um Plano de Negócio

icone calendario20.12.2013 - 15:01

O bom empreendedor sabe rapidamente que uma importante saída do problema do fechamento da empresa prematuramente está em uma atitude simples: fazer um Plano de Negócio. Esta é a base para abrir uma empresa de sucesso, bem como uma ferramenta importante para monitorar o progresso e o crescimento da empresa. As palavras abaixo são ouvidas ou lidas de maneira recorrente por quem lida com Administração de empresas:

Muitas empresas ainda não entendem a necessidade de um planejamento e, por isso, acabam fechando suas portas. Segundo dados do Sebrae, cerca de 31% delas fecha as portas no primeiro ano de funcionamento, chegando a 60% até o quinto ano. A grande questão é descobrir por que o empreendimento não alcança crescimento, buscando ferramentas para reverter o quadro e definindo novas estratégias.

Jayme Nigri, sócio-diretor da New Marketing.

Assim, para saber como empregar bem o dinheiro no negócio é fundamental conhecer o máximo possível sobre como deverá ser operado o negócio e como os investimentos serão feitos. O plano de negócio permite ter uma visão geral de todo o funcionamento da empresa e então definir cada área especificamente. Ou seja, o plano de negócio proporciona uma visão global de como funciona o mercado concorrente, consumidor e o fornecedor. Se usados corretamente, estes detalhes tornam-se uma vantagem frente à concorrência.

Planejar o funcionamento do futuro negócio e verificar a viabilidade de investimentos é estabelecer objetivos e metas para que o negócio dê certo. Ao fazer um plano de negócio detalhado e avaliar cada aspecto do futuro negócio, o empreendedor descobrirá se sua ideia é de fato viável financeiramente e ajudará a prever as reais chances de sucesso do futuro negócio.

Para quem deseja ser um bom administrador este é um tópico importante na hora de escolher sua capacitação, pois é importante aprender a fazer um bom plano de negócio, o qual deve servir como uma ferramenta para monitorar seu progresso como empresário.

No curso de Administração da AIEC, a disciplina Plano de Negócio possibilita entender a importância de se compreender a estrutura e os componentes de um Plano de Negócio, a partir de estudo e identificação de seus principais elementos. Também objetiva identificar a busca de oportunidades de negócios, as fontes dessas oportunidades e as relações entre as alternativas possíveis e o tipo de empreendimento da empresa e o estilo de Plano de Negócio que melhor se adapte à sua estrutura.

O aluno da AIEC aprenderá a detectar as oportunidades e armadilhas, a confrontar aspectos da empresa com o mercado, e aprenderá a avaliar e selecionar as oportunidades para melhor estabelecer metas e objetivos na elaboração de um bom Plano de Negócio. Para saber mais sobre o curso clique aqui.