7 dicas para falar bem em uma apresentação no trabalho

icone calendario28.10.2015 - 17:42

Mãos suando, pernas tremendo, coração disparado e o medo de “dar um branco”. Esses são os sintomas de quem tem dificuldades para falar em público. E não pense que são só algumas pessoas que tem esse medo. Na verdade, muita gente tem no mínimo um frio na barriga antes de estar frente a frente a um grande público ou em uma apresentação no trabalho, mesmo que pequena.

No trabalho e na faculdade, algumas vezes precisamos apresentar ideias ou relatórios diante de outras pessoas e isso é inevitável. A verdade é que dependendo do nervosismo ou do modo como se fala, a mensagem pode ser afetada e, por vezes, até a credibilidade do trabalho de quem fala.

Mas fique tranquilo, Joni Galvão, fundador da SOAP (State Of Art Presentation) informou algumas recomendações para quem precisa falar em público.

 

1. Use um slogan na capa

Use a capa para colocar um slogan sobre o que você vai falar. Resuma o tema e encontre uma frase objetiva e simples que resuma o assunto. Isso com certeza será mais atrativo do que simplesmente seu nome e cargo na empresa.

 

2. O visual

Nós pensamos através de imagens, por isso o apelo visual é importante. Conte uma história com as imagens e sua fala, isso será evitará uma apresentação monótona.

 

3. Crie conexões

Ao planejar sua apresentação, tente buscar conexões que liguem sua fala com o público, de forma que seja fácil eles associarem o que está sendo dito e lembrem depois.

 

4. Entretenha

Evite que a apresentação seja chata usando técnicas como storytelling, metáforas e outras coisas. Não pense que entretenimento é só fazer piadas, mas considere deixar seu público cativado e até animado.

 

5. Sempre um bom começo

Invista seus esforços em planejar o começo, pois é nele que o público será cativado. Depois disso, você provavelmente conseguirá manter a atenção da plateia.

 

6. Atenção e didática

Se a atenção do público se desviar, o apresentador poderá perder todo o foco da palestra. Procure ser didático para ser compreendido satisfatoriamente, mas também encontre formas de manter a atenção das pessoas fixa na sua fala.

 

7. Foque na audiência

Entenda seu público e foque nele. Assim você terá mais chances de ter um segundo contato com eles.

 

Veja um vídeo disponibilizado pela Endeavor com a apresentação completa de Joni Galvão:

 

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos clicando aqui.

 

 

E então, você se sente mais preparado para fazer uma apresentação em público? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog ou entre em contato conosco no Facebook.