Guia básico para reuniões produtivas

icone calendario02.07.2015 - 15:52

1. Precisa mesmo da reunião?

Às vezes as reuniões começam a ser marcadas simplesmente pelo hábito de fazê-las semanalmente e não pela necessidade do encontro. Antes de qualquer reunião, verifique se tudo pode ser resolvido de forma natural, ao invés de ocupar uma equipe para resolver através de uma reunião, principalmente se ela for presencial.reuniao_de_trabalho

2. Qual o tema da reunião?

Determine o que deve ser tratado na reunião e oriente a equipe sobre a necessidade de focar no tema. Quanto mais objetiva a reunião for, melhor. Quando se trata de reuniões produtivas, menos é mais.

4. Quem vai participar?

Convide apenas as pessoas que estão diretamente relacionadas com o tema. Quanto menos pessoas estiverem presentes, mais produtiva será a reunião. E, ainda, você não ocupará outras pessoas sem necessidade.

5. Faça um planejamento

Defina uma pauta e a ordem em que os assuntos serão conduzidos. Segundo o site Exame, vale até delimitar o tempo para cada uma das etapas.

6. Determine a hora de terminarlounge-empreendedor-reuniões-produtivas

É muito importante que a reunião não seja extensa demais. Se todos souberem a hora que ela deve acabar, será mais fácil manter o foco. Além do mais, as pessoas envolvidas poderão planejar suas outras atividades do dia.

7. Envie material de apoio

Se possível, envie no mínimo no dia anterior, materiais que auxiliem a tomada de decisões da reunião.

8. Ao final da reunião, registre tudo o que foi decidido e encaminhe para os envolvidos.

logo-aiec-facebookAdministradores bem preparados tornam toda a empresa produtiva.

Conheça os cursos da Faculdade AIEC clicando aqui.

AIEC, ensino a distância levado a sério.

 

E então, está preparado para tornar suas próximas reuniões mais produtivas? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fonte: Exame | Época Negócios | Blog da AIEC