Internet – o significado de alguns termos

icone calendario26.06.2014 - 10:36

No mundo da rede mundial de computadores surgem termos novos constantemente. Veja o significado de alguns deles.

 

Às vezes é difícil acompanhar a evolução da tecnologia e os novos nomes que vão surgindo junto com ela. Nas redes sociais, sites, tablets e smartphones existem tantas funcionalidades que nem sempre tiramos todas de letra. Para ajudar, o Blog da AIEC selecionou alguns termos que podem facilitar seu dia a dia.

Ad – é uma abreviação da palavra em inglês “advertising”. É uma publicidade própria da internet, onde geralmente há uma imagem ou texto que, quando clicado, leva o usuário até outro site.

Add – em inglês significa “adicionar”. Nas redes sociais o termo se popularizou, pois começou a ser utilizado para definir o ato de adicionar o perfil de um amigo a sua rede.

Avatar – é a personificação de alguém em um jogo ou rede social por exemplo. Seu objetivo é representar uma pessoa através de uma imagem, símbolo ou personagem.

Backup – “fazer backup” quer dizer guardar arquivos em um segundo dispositivo como precaução, caso os arquivos do primeiro sejam perdidos.

 

Blog – são plataformas de publicação de conteúdo. Inicialmente eram páginas pessoais que funcionavam como um diário de bordo de uma viagem ou um diário virtual. Hoje, evoluíram bastante e falam de temas diversos, assim como o Blog da AIEC.

Browser – são navegadores, ou seja, são programas usados para acessar a internet.

Domínio – é o nome de uma área reservada num servidor da internet, ou seja, é o nome que levará o usuário até um determinado site. No Brasil, os domínios geralmente terminam com “.br”, por exemplo www.aiec.br ou www.bb.com.br

Feed – Web Feed (vindo do verbo em inglês “alimentar”) é um formato de envio de dados usado para comunicação de conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias, blogs e redes sociais.

Hackers – são especialistas em violar sistemas de computação.

Hospedagem – é o serviço que armazena websites e oferece ao contratante uma forma de acessar o website hospedado.

Hotsite – são páginas criadas especialmente para uma ação de marketing, como propaganda ou campanha. Geralmente esses sites não são o site principal de uma empresa, mas pertencem a ele temporariamente para que o usuário tenha informações específicas. Por exemplo, ao lançar uma propaganda ou promoção para a Copa do Mundo, uma empresa pode criar um hotsite com informações sobre aquela ação.

HTML – é um sistema de códigos utilizados para criar sites. Esses códigos são interpretados pelo navegador para que o site apareça para o usuário de forma mais compreensível.

Login – é uma expressão utilizada para a identificação de um usuário em sites que necessitam de autenticação. Normalmente, ele é composto por um nome de usuário e senha, previamente cadastrado pelo usuário ao fazer seu registro naquela página. Por exemplo, um login é necessário para acesso ao Facebook, ao Twitter ou até mesmo a uma conta no banco.

Nickname – é uma expressão inglesa que significa apelido. Normalmente, um nickname é utilizado como forma de identificação em uma rede social no lugar do nome real do usuário.

Post – é o nome dado para as publicações feitas nas redes sociais.

RSS – Os feeds RSS oferecem conteúdo web ou resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas deste conteúdo. Geralmente são oferecidos por sites de notícias que desejam facilitar o acesso dos usuários enviando para eles atualizações diárias.

Selfie – é um termo utilizado para fotografias de si mesmo através da câmera de celulares e tablets.

SPAM – inicialmente era o nome dado a e-mails de propaganda indesejados. Hoje, também são considerados os vírus, mensagens, vídeos e imagens impróprios publicados em redes sociais, sites e e-mails.

Tags – são termos utilizados na Internet para identificar um conteúdo e facilitar a localização de informações associadas a um assunto. Nas redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook, as tags ou hashtags servem também para pesquisar fotos ou postagens que utilizem aquela mesma identificação.

Wiki – É o nome dado para qualquer programa ou site que permita que qualquer pessoa participe da sua criação.

Wireless – também pode ser chamado de redes sem fio. É um termo utilizado para padrões de conexões entre dispositivos que dispensam o uso de cabos. Atualmente, o seu mais conhecido são as redes Wi-Fi locais, que permitem o acesso a Internet em notebook, smartphones e tablets sem a necessidade do fio Ethernet dos antigos modens.

WWW – significa World Wide Web e é o ambiente multimídia da Internet, a reunião de texto, imagem, som, vídeo e movimento na Internet.

Fontes: TechTudo, Dicionário AISA, G1 e Wikipedia (com adaptações).