Marketing: conheça o modelo AIDA

icone calendario30.07.2015 - 17:22

Atenção, interesse, desejo e ação: essas são as palavras que correspondem a sigla AIDA. Esse modelo foi criado por St. Elmo Lewis, em 1898, para explicar como funciona o comportamento das pessoas ao adquirir um produto ou serviço. Seguindo a lógica do modelo é possível entender desde o início o processo que ocorre em nossa mente antes da compra. Ter essa compreensão pode ser bom não só para profissionais do marketing, mas também para administradores, publicitários, vendedores e, principalmente, consumidores. Veja a seguir.

 

O modelo de forma simplificada

Retail-seller-job-interview

 

Atenção – saber da existência de um produto ou serviço.

Como seria possível vender um produto se o consumidor nem mesmo soubesse da existência dele? É para alcançar essa etapa que as empresas contratam agências de publicidade, os vendedores apresentam novos produtos aos seus clientes, entre outras ações.

 

Interesse – não só prestar atenção, mas se interessar pelas características e benefícios do produto.

Depois de saber que ele existe, o consumidor começa a demonstrar interesse por ele. Busca compreender seus benefícios, a forma como funciona, as especificações e diferenciais.

 

Desejo – desejar ter o produto ou serviço.

Esse é aquele estágio em que o consumidor começa a se imaginar tendo o produto. Nesse momento o poder da marca de criar o sentimento de “eu tenho que ter” conta bastante, mas o mais importante é que o consumidor não só considera a compra, como deseja fazê-la.

 

Ação – comprar ou contratar.

Essa é a etapa final e talvez a mais importante, mas é importante lembrar que para alcançá-la foi necessário investir nas anteriores. Nem sempre esse passo corresponde a uma compra em si, mas também pode ser a indicação para um amigo, a assinatura de um contrato ou qualquer outra ação que signifique que o objetivo foi alcançado.

 

Uma atualização do modelo AIDA

Car-Buying

Com o passar dos anos, percebeu-se que o ponto final da venda não é somente a compra, mas a satisfação do consumidor com o produto comprado. Assim, muitos especialistas acrescentaram mais uma letra, o “S”, que significa Satisfação.

 

Satisfação – a satisfação com o produto e a conquista do cliente

Um cliente satisfeito é a melhor publicidade. Geralmente são investidos muito mais esforços para conquistar um novo cliente do que para manter um antigo. Assim, ações de pós-venda sempre colaboram para que essa etapa seja garantida.

 

logo-aiec-facebookConheça os cursos da Faculdade AIEC clicando aqui.

AIEC, ensino a distância levado a sério.

 

 

 

E então, viu como o modelo AIDA é importante para todos nós? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fonte: Portal do Marketing | Pequeno Guru | Blog da AIEC