Relacionamento

Marketing de Relacionamento e posicionamento no mercado

icone calendario10.01.2014 - 12:46

De acordo com Peter Drucker, o surgimento do Marketing de Relacionamento veio para suprir uma deficiência do marketing tradicional, este novo marketing toma importância com a progressiva intensificação da concorrência. Para que estas relações se tornem sustentáveis é preciso entender de Marketing de Relacionamento.

Na atualidade, as relações pessoais e empresariais muitas vezes são colocadas em patamares comuns, normais e sem um diferencial. Algumas pessoas erroneamente consideram, por exemplo, que se comprarmos pela internet essa atividade sempre será  a mesma coisa, terá o mesmo resultado, pois a marca oferecida é a mesma, portanto não há diferenças. Entretanto, se esquecem de alguns valores que são importantíssimos para construção de nossa vida e que alimentam as nossas raízes e cultura, e que todos nós valorizamos alguns aspectos na hora da escolha.

Conhecer os clientes, identificar suas necessidades e seus desejos, antecipar as suas necessidades, garantir sua satisfação e assegurá-lo de que ele é importante para a empresa, são alguns dos elementos fundamentais no Marketing de Relacionamento, além da capacidade de analisar o mercado e as tendências futuras.

Quando a empresa trata seus clientes de forma sustentável valorizando e respeitanto as pessoas ou outras empresas que interagem com ela, provavelmente terá a oportunidade de alcançar seus objetivos e metas com maior valor agregado garantindo dois pontos chaves em sua missão: responsabilidade social e sustentabilidade empresarial.

O relacionamento com o cliente propicia as relações comerciais e a formação de uma base de dados mais sólida aliada ao uso de ferramentas de gestão e gerenciamento de informações, que são importantíssimos para dar suporte e nortear as tomadas de decisões de forma segura e objetiva em relação às preferências e às necessidades dos clientes.

O sucesso empresarial está, pois, ligado a um bom Marketing de Relacionamento.  Logo, torna-se vital para que uma empresa mantenha seu posicionamento em mercados que se tornam diariamente mais agressivos e competitivos.

Esse é um dos enfoques que você estudará na disciplina Marketing de Relacionamento no curso de Administração da AIEC, para que sua formação seja um passo rumo ao sucesso profissional.  Por exemplo, você aprenderá a analisar o bom atendimento, a observar técnicas de envolvimento dos colaboradores no atendimento das necessidades, desejos e expectativas do consumidor, estudará as macrotendências que influenciam os mercados futuros em termos de tendências políticas, econômicas, sociais e tecnológicas e como essas tendências podem influenciar a demanda dos clientes.