Marketing direto: entenda o que é e como funciona

icone calendario19.03.2015 - 17:50

marketing-diretoO Marketing Direto é a estratégia que tem tomado conta do mercado atualmente. Os consumidores estão mais exigentes e precisam de uma abordagem mais dirigida e individualizada. Inclusive, muitos autores consideram o Marketing de Relacionamento e o Marketing Direto a mesma coisa e outros consideram que o de Relacionamento é a continuidade do Direto, visando à fidelização do cliente. Mas isso é assunto para outro artigo. Primeiramente, vamos entender o que é o Marketing Direto.

 

Um conceito

Para entender o que é Marketing Direto, podemos começar conferindo o seu conceito:

Disciplina de marketing que faz uso de uma ou mais formas de comunicação para obter uma resposta ou transação mensurável junto a públicos específicos ou gerar uma ação de relacionamento que produza encantamento junto ao público-alvo. A natureza desses serviços faz com que, na maior parte de suas atividades, haja tendência de utilização de segmentos de listas ou veiculação de anúncios com estímulo à resposta (call to action, cupons etc.) e com o máximo de retorno dos investimentos (ROI) para o cliente, evitando a dispersão de esforços.

(*) Segundo a DMA, “Marketing Direto é um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias para obter uma resposta mensurável em qualquer lugar e tem isso registrado em uma base de dados”.

Conceito disponibilizado pela Associação Brasileira de Marketing Direto em seu glossário on-line.

Para entender melhor

Um artigo publicado no site da Endeavor Brasil explica de forma mais direta: “O marketing direto é a melhor disciplina quando o assunto é atingir um público-alvo específico”.

Por que utilizar o Marketing Direto?

direct-marketingMesmo sendo um método bastante tradicional, o Marketing Direto consegue alcançar o público certo sem grandes desperdícios de esforços. Por exemplo, suponha que um salão de beleza – que consegue atender apenas 30 clientes por dia, sendo a maior parte moradora das proximidades da loja – faça um anúncio na televisão. Ele atingirá milhares de pessoas, porém terá investido muito dinheiro para alcançar um público grande demais; se boa parte dessas pessoas se interessarem e visitarem o salão, ele não terá condições de atender. Neste caso, o Marketing Direto seria uma opção muito mais vantajosa.

 

Que tipo de ação faz parte do Marketing Direto?

Diversas ações podem ser consideradas como Marketing Direto, para isso elas devem estar preocupadas em atingir o público-alvo específico da empresa e focar sua atenção no cliente como indivíduo e não mais apenas como um grupo. Cada cliente deve ser tratado como único, visando construir um relacionamento com ele.

Podemos citar algumas ações mais comuns de Marketing de Relacionamento:

– brindes e cupons de desconto;

– vantagens exclusivas;

– privilégios em relação à maioria (no caso de cliente mais antigo, por exemplo);

– descontos especiais para grupos específicos (como funcionários de uma empresa, por exemplo);

– campanhas permitidas via e-mail ou “permissões de marketing” (nesse caso é importante certificar-se de que os clientes estejam solicitando os e-mails ou poderá ter efeito contrário);

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Objetivos do Marketing Direto

O site Business Review Brasil define que os principais objetivos do Marketing Direto podem ser:

– pesquisa de mercado;

– identificação de clientes potenciais;

– conquista de novos clientes;

– fidelização de clientes;

– divulgação da marca e dos seus produtos ao público-alvo definido;

– rentabilização da força de vendas;

– obtenção de resultados mensuráveis;

– maximização do lucro.

Como colocar o Marketing Direto em prática?

Esse é um dos enfoques que você estudará na disciplina Marketing de Relacionamento, no curso de Administração da AIEC, para que sua formação seja um passo rumo ao sucesso profissional.  Por exemplo, você aprenderá a analisar o bom atendimento, a observar técnicas de envolvimento dos colaboradores no atendimento das necessidades, desejos e expectativas do consumidor, estudará as macrotendências que influenciam os mercados futuros em termos de tendências políticas, econômicas, sociais e tecnológicas e como essas tendências podem influenciar a demanda dos clientes.

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E então, entendeu melhor o que é Marketing Direto? Tem alguma dúvida? Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

Fonte: Endeavor Brasil | Business Review Brasil | ABEMD |