Marketing pessoal pode contribuir na sua carreira

icone calendario19.09.2013 - 15:54

 

Existem atitudes e comportamentos que, mesmo com o passar dos anos, não saem de moda. No ambiente corporativo, por exemplo, os profissionais devem observar algumas regras que são consideradas fundamentais para a boa imagem profissional. Tais regras são responsáveis por proporcionar um bom convívio entre funcionários, subordinados e superiores, clientes e fornecedores.

 

Uma das principais regras é o respeito aos colegas. Cada profissional tem atribuições que são importantes para a empresa. Por isso, independente da função do funcionário, todos merecem respeito e devem ser tratados da mesma maneira. Outro fator determinante é saber comportar-se adequadamente em qualquer situação. Profissionais que causam boa impressão possuem mais chances de conseguir bons empregos, fechar contratos e obter crescimento na carreira.

 

A aparência pessoal e como o profissional se comporta no dia a dia também são relevantes para uma boa postura no ambiente corporativo. Para as mulheres, é importante evitar decotes, salto alto, roupas justas, maquiagem em excesso e perfume forte. Homens devem investir em camisas básicas, sem estampas grandes, números ou frases. Ambientes formais pedem cores mais sóbrias e peças menos chamativas. E, por mais moderna que seja a empresa e por mais competentes que sejam os profissionais, alguns cuidados de etiqueta devem ser levados em consideração. Os profissionais devem ser discretos, evitar conversas ao telefone, toques de celulares escandalosos e troca de e-mails pessoais.

 

Em algumas situações, profissionais que exercem a mesma função dentro de uma empresa e que possuem currículos similares podem ter destaque diferenciado: um poderá ser visto como referência e citado como exemplo, e o outro poderá cair no esquecimento. Isso ocorre porque um deles sabe trabalhar o marketing pessoal, evidenciando qualidades que podem ser o diferencial para o mercado.  Por isso, investir no marketing pessoal pode ser a chave para obter reconhecimento profissional. Cuide da sua aparência, saiba se comunicar, seja bem humorado, respeite e ajude o outro, foque nas suas qualidades, evite fofocas e cultive a sua boa imagem perante os colegas de trabalho.