Trainee: oportunidade de crescimento rápido na carreira

icone calendario04.09.2013 - 09:23

Uma boa opção para quem deseja ingressar no mercado de trabalho com boa remuneração, aplicar na prática o que aprendeu em sala de aula e ainda ter possibilidade de crescimento rápido na carreira, é optar por ser um trainee. Todos os anos, diversas multinacionais abrem seleções para escolher jovens talentos com potencial para assumir posições estratégicas dentro das empresas, oferecendo oportunidade para que se desenvolvam profissionalmente na área escolhida.

 

As empresas buscam por profissionais que tenham perfil de liderança, que sejam inovadores, que valorizam o relacionamento e que estejam sempre buscando por novos conhecimentos. No entanto, ser aprovado em um programa de trainee não é tarefa fácil.  Os candidatos interessados na vaga passam por uma série de avaliações, já que a maioria dos processos seletivos é composta por diversas etapas, como inscrição, testes on-line de raciocínio lógico e de idiomas, dinâmicas de grupo e entrevistas com a diretoria. Para conseguir a aprovação, os candidatos devem estar bem preparados, pois as etapas costumam ser eliminatórias. Conhecer bem o negócio da empresa, saber quais são os produtos e serviços oferecidos e entender as necessidades da corporação pode fazer a diferença durante o processo.

 

O principal atrativo dos programas de trainee é a possibilidade de crescimento rápido na carreira. Enquanto profissionais que entram na empresa por meio de entrevistas curriculares passam por diversos níveis hierárquicos para conseguir ocupar altos cargos dentro da empresa, o trainee pula algumas etapas, conhece as diferentes áreas da empresa, adquire uma ampla visão do negócio e, em um menor espaço de tempo, assume cargos de gerência. Além disso, mesmo que o profissional tenha que mudar de estado, a maioria das empresas oferece uma série de benefícios que tornam os programas de trainees mais atrativos, como assistência médica e odontológica, auxílio farmácia, seguro de vida, auxílio refeição, auxílio transporte e participação nos lucros. O salário oferecido também é um forte atrativo: média de R$ 5 mil.

 

Inscrições

Para participar das seleções, o candidato deve atender a alguns requisitos como, por exemplo, ter concluído o ensino superior em tempo determinado pela empresa, ter fluência em idiomas, disponibilidade para viagens e para residir em outros estados e pós-graduação. Os requisitos costumam mudar de empresa para empresa. Entre as empresas que estão com inscrições abertas para programas de trainee, destacam-se Ambev, BRF, Cielo, C&A, Danone, Gerdau, Grupo Abril, Lojas Americanas, Odebrecht, Riachuelo, Siemens e Volkswagen. Para quem tem interesse em participar de um dos programas, basta conferir quais são os requisitos, verificar se atende a todos e se inscrever. Boa sorte!