Palestras gratuitas em vídeo para aprender sobre dinheiro

icone calendario13.04.2016 - 17:11

Entender as questões relativas ao dinheiro não é só uma necessidade dos profissionais de finanças, contabilidade, gestores, empreendedores. O dinheiro faz parte do dia a dia de todo mundo e, quando mal administrado, pode paralisar todas as outras questões da vida ou impedir que metas se concretizem. Dessa forma, é necessário que nossa visão sobre o dinheiro seja melhorada, e alguns especialistas que estudam a economia e a gestão do dinheiro a partir das ciências sociais, do comportamento e da psicologia podem ajudar.

O TED Talks – série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos – é destinado à disseminação de ideias. Entre as palestras gratuitas oferecidas, estão algumas relacionadas a esse tema e você pode conferir a seguir.

Palestra: A sua língua pode afetar a sua habilidade de economizar?

Palestrante: Keith Chen, especialista em economia e comportamento

“A língua inglesa nos obriga a dissociar o futuro e o passado do presente, tornando-os mais distantes entre si. Em uma língua sem ‘futuro’, é possível falar sobre o presente e o futuro da mesma forma, fazendo com que eles pareçam idênticos e, dessa forma, tornar a poupança mais urgente”. (Keith Chen)

 

Palestra: Economizando para o amanhã, amanhã

Palestrante: Shiomo Bernartz, economista

“Precisamos colocar a economia de amanhã no piloto automático”. (Shiomo Bernartz)

 

Palestra: A luta entre o seu eu presente e futuro

Palestrante: Daniel Goldstein, especialista em economia e comportamento

“Poupar é um conflito clássico dos dois eus. Enquanto o eu presente quer consumir, o eu futuro quer poupar. A grande injustiça é que o eu presente está sempre no controle”. (Daniel Goldstein)

 

Palestra: Como comprar felicidade

Palestrante: Michael Norton, cientista social

“Quem pensa que dinheiro não pode comprar a felicidade simplesmente não está gastando da maneira certa”. (Michael Norton)

 

Palestra: O dinheiro nos torna ruins?

Palestrante: Paul Piff, psicólogo social

“Com o tempo, diferenças dramáticas começaram a se manifestar entre eles. O jogador rico começou a fazer mais barulho para mexer suas peças (…) e a dar demonstrações de poder”. (Paul Piff)

 

Palestra: A economia de um macaco é tão irracional quanto a nossa

Palestrante: Laurie Santos, psicóloga cognitiva

“Quando vemos que as pessoas tendem a cometer exatamente os mesmos erros, de forma repetida, surge a pergunta: será que, geneticamente, fomos criados para errar em algumas decisões?” (Laurie Santos)

 

Palestra: Investindo em um mundo melhor depois da crise

Palestrante: Geoff Mulgan, diretor do centro de inovação social Young Foundation


“Há uma extraordinária explosão de cultivo urbano, com pessoas plantando em seus terrenos e telhados. O que para algumas pessoas significa sobrevivência, para mim é um tipo de economia, que não tem a ver com consumo e crédito, mas com coisas importantes para nós”. (Geoff Mulgan)

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, o que achou das palestras gratuitas? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Exame | TED