Pesquisa Mercadológica & Sucesso

icone calendario11.09.2013 - 08:20

 

pesquisa-de-mercado

Em determinado momento, dirigentes de empresas ou mesmo empresários podem se questionar: qual a utilidade de uma pesquisa de mercado tanto para abrir um negócio quanto para mantê-lo?

Abrir um negócio sem pesquisa mercadológica pode significar, na maioria das vezes, correr risco de fracasso. Manter um negócio sem o apoio de pesquisa mercadológica também pode significar que a empresa não possui controle de informações vitais para o seu funcionamento ou, ainda, que não sinta a falta desse recurso por possuir um negócio lucrativo e boas vendas. Neste último caso, o dirigente da empresa só irá sentir os efeitos da desinformação quando algo der errado. Chegar a esse ponto pode ser tarde demais. A gestão de uma empresa pode conviver com falhas na produção, no marketing, nas vendas e encontrar saídas para problemas que surjam, mas não sobrevive com a falta de informação. Em algum momento isso, inevitavelmente, pode se voltar contra a empresa.

Por isso as pesquisas de mercado são importantes: para saber o que está acontecendo fora da empresa e buscar informações que não são conseguidas internamente, por telefone ou pesquisando na internet.  As pesquisas mercadológicas podem ser dirigidas a vários objetivos, por exemplo, para saber qual o poder da marca, o nível de satisfação do cliente final, o que a concorrência anda fazendo, as expectativas do cliente em relação a um produto novo no mercado, os desejos e necessidades deste cliente etc.

E para responder a essas questões, existem centenas de tipos de pesquisas.  Sempre que há uma pergunta para qual se busque uma resposta, uma dúvida em relação aos riscos e possibilidades de investimentos pode ser interessante fazer uma pesquisa mercadológica para se realizar um bom planejamento. Em outros casos, se a empresa já está estabelecida e pretende lançar um novo produto no mercado, ou quando deseja conhecer melhor seus consumidores ou clientes, a pesquisa de mercado também será excelente instrumento.

Na disciplina Pesquisa Mercadológica e Organizacional, do curso de Administração da AIEC, o aluno entende porque as pesquisas mercadológicas são importantes, será capaz de definir e classificar pesquisa de marketing e pesquisa organizacional. Conseguirá reconhecer os principais conceitos sobre mensuração de mercado e entender a importância da análise da concorrência. Finalmente, saberá como realizar um planejamento completo de pesquisa.

Na parte prática da pesquisa mercadológica, o aluno irá às fontes de pesquisa e aprenderá a distinguir entre dados primários e secundários; métodos de coleta de dados por observação e por comunicação. Aprenderá a elaborar e classificar perguntas seja para questionário, seja para roteiro de entrevista. Dividida em uma parte teórica e outra prática, a disciplina Pesquisa Mercadológica e Organizacional possibilita que os alunos aprendam, ainda, a apontar as vantagens e desvantagens dos métodos qualitativos e quantitativos, bem como os critérios para a escolha entre eles, aprendam a reconhecer os conceitos de amostragem e as etapas de seleção da amostra, a apontar as vantagens e desvantagens da amostragem probabilística e da não probabilística, bem como os critérios para a escolha entre elas, além de outros aspectos.