Planejamento é ponto chave para obter sucesso em novos empreendimentos

icone calendario27.06.2013 - 12:58

O número de empreendedores brasileiros tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Segundo pesquisa elaborada pela Endeavor, organização internacional sem fins lucrativos, que promove o empreendedorismo de alto impacto, somente nos últimos 10 anos o crescimento de empreendedores foi de 44%. O aumento revela que cada vez mais pessoas querem realizar o sonho de ter o próprio negócio. Para se obter sucesso, no entanto, é necessário traçar estratégias e realizar um bom planejamento.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), após três anos de existência, 48,2% das empresas encerram as atividades. Segundo o instituto, existe uma relação entre o porte das empresas e a taxa de sobrevivência. De acordo com o estudo divulgado no ano passado pelo IBGE, intitulado “Demografia das Empresas 2010”, as empresas maiores, que possuem maior capital, permanecem mais tempo no mercado, já que os custos iniciais costumam ser elevados.

Uma das maiores dificuldades dos empreendedores durante a implementação do negócio é a carga tributária elevada, que dificulta a vida dos empresários, já que, para manter o quadro de funcionários, é necessário arcar com altos custos trabalhistas. Juros altos e difícil acesso ao crédito também contribuem para que a empresa feche as portas. Por isso, planejar é fundamental na hora de colocar uma ideia em prática. Muitas vezes, quem vai abrir uma empresa não enxerga o negócio no futuro e não reserva dinheiro para o capital de giro ou para possíveis emergências. Assim, na primeira dificuldade, a única opção que resta ao empreendedor é fechar o negócio.

Vale ressaltar que uma boa formação profissional contribui significativamente na hora de empreender. A graduação em Administração, por exemplo, desenvolve habilidades importantes para o mercado atual, como técnicas de gerenciamento, administração financeira e orçamentária, administração estratégica, administração de recursos materiais e patrimoniais. Durante o curso, o aluno tem noções de marketing, macroeconomia, logística empresarial e aprende a elaborar um plano de negócios.

A Faculdade AIEC oferece o bacharelado em Administração, que prepara o aluno para competir com mais sucesso no mercado de trabalho e abrir a própria empresa. O currículo e a metodologia de aprendizado são baseados em programas de administração importantes como de Harvard e MIT. Entre as disciplinas abordadas no curso, destacam-se Funções Administrativas, Gestão Empreendedora, Comunicação Empresarial, Pesquisa Mercadológica e Organizacional, Contabilidade e Plano de Negócio. Confira mais informações sobre o bacharelado em Administração da AIEC.