Novos empreendimentos devem contar com bom planos de negócios

icone calendario25.07.2013 - 08:38

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Quem deseja abrir uma empresa e obter sucesso na empreitada deve ficar atento ao desenvolvimento de uma das principais ferramentas para a gestão da empresa: o plano de negócio. O empreendedor deve realizar um estudo de mercado para verificar os pontos principais que podem revelar se a ideia será ou não lucrativa, evitando, assim, que a empresa feche logo nos primeiros anos de vida.

 Para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o primeiro passo do futuro empresário é fazer um estudo de viabilidade. Com ele, é possível obter dados sobre o público-alvo e suas necessidades, os preços, as despesas e as receitas dos concorrentes. A pesquisa mostra ainda a projeção dos custos, da receita e do capital de giro, identifica qual será o valor inicial para o investimento e apresenta em quanto tempo o valor será recuperado. Assim, o empresário pode ter uma noção maior do mercado onde pretende se inserir, antevendo eventuais prejuízos.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae São Paulo, 35% das empresas fecham logo no primeiro ano de operação e 71 % não conseguem chegar a cinco anos de vida. Isso ocorre devido a falhas no planejamento inicial e por má administração do negócio. Por isso, conhecer bem o mercado, realizar um plano do negócio e ter conhecimentos básicos em administração são pontos fundamentais para que a empresa prospere e proporcione os lucros esperados. No entanto, muitos empresários carecem dessa informação. Para quem pensa em abrir algum negócio, é importante investir em cursos na área de Administração, que fornecem o conhecimento necessário na área de planejamento e gestão.

Plano de negócio

 De acordo com o Especial Empreendedor, do portal Brasil, um bom plano deve conter alguns pontos principais, como a descrição da empresa, sua localização, a estrutura, os objetivos, as estratégias e a missão; a descrição dos produtos e serviços, na qual há a descrição de cada produto, características e formas de uso; a estrutura organizacional, em que será definido o número de funcionários e a atribuição de cada um; o plano de marketing, o setor, a concorrência e como o produto será divulgado; o plano operacional, onde são abordados os sistemas de gestão e a  logística;  a estrutura de capitalização; e o plano financeiro.

Para realizar um bom planejamento, o futuro empresário deve ter uma boa formação profissional. A Faculdade AIEC oferece o curso de graduação a distância em Administração, que permite aos profissionais que não podem frequentar cursos presenciais especializar-se na área e obter conhecimentos necessários para a abertura do negócio.  O curso possui metodologia de ensino diferenciada, com base em programas importantes de administração, como de Harvard e MIT.  Saiba mais sobre o curso!

 

Fonte: Portal Brasil e Sebrae