Profissões promissoras para 2016

icone calendario23.12.2015 - 14:27

O ano de 2015 foi difícil para muitas empresas e em 2016 isso deve continuar se refletindo no recrutamento de profissionais. Segundo o site Exame, por conta dos escândalos políticos envolvendo grandes empresas, “cargos ligados a controle de processos financeiros e tributários serão prioritários na medida em que a boa governança corporativa e transparência ganham mais destaque”. É por esse motivo que funções ligadas ao controle financeiro e tributário terão destaque no próximo ano.

Segundo ranking elaborado nas apostas das 20 principais consultorias de recrutamento do Brasil, as áreas de tecnologia, marketing e direito empresarial também terão grande destaque como profissões promissoras para 2016. Confira a seguir uma lista com algumas delas.

 

1. Analistas/Gerentes de crédito e risco

Atuação: esse é o profissional responsável por analisar a saúde financeira da empresa para conceder crédito ou  verificar se uma empresa é “boa pagadora”.

Formação acadêmica: formação em administração, economia, contabilidade ou até direito.

profissao-financeiro

2. Gerente tributário

Atuação: o profissional é responsável por gerenciar declarações e otimizar o pagamento de impostos. Se houverem assuntos a serem negociados com órgãos governamentais ele entrará em ação. Além disso,  orienta outras áreas da empresa sobre assuntos fiscais.

Formação acadêmica: formação em ciências contábeis, administração, economia ou direito.

 

3. Gestor administrativo/financeiro

Atuação: esse profissional lidera todo o departamento financeiro e administrativo de empresas de pequeno e médio portes.

Formação acadêmica: formação em ciências contábeis, administração, engenharia ou economia, com proficiência em inglês.

4. Gerente de tesouraria

Atuação: esse é o profissional responsável pela gestão e controle do capital da empresa. O destaque é para os gerentes de tesouraria com foco em operações estruturadas.

Formação acadêmica: formação em administração, economia, engenharia, ciências contábeis.

 

5. Controller

Atuação: o Controller acompanha acompanha e cria relatórios e indicadores que demonstram as operações da empresa do ponto de vista financeiro.

Formação acadêmica: formação em ciências contábeis, administração ou economia.

 

6. Diretor financeiro

Atuação: é o profissional responsável pelo gestão de todo departamento financeiro, incluindo tesouraria, controladoria, fiscal e M&A (fusões e aquisições).

Formação acadêmica: formação em administração, ciências contábeis, economia ou engenharia.

profissao-financas

7. Gerente e diretor de desenvolvimento de negócios

Atuação: o profissional faz a prospecção de novos negócios da empresa, desenha a solução e elabora os orçamentos.

Formação acadêmica: formação em engenharia, administração ou economia.

 

8. Arquiteto de sistemas

Atuação: o arquiteto de sistemas é quem se preocupa e cria soluções de usabilidade e facilidade para encontrar informações em websites, intranets e comunidades online.

Formação acadêmica: formação em arquitetura de sistemas, ciências da computação, análise de sistemas, matemática ou engenharia mecatrônica.

 

9. Desenvolvedor de aplicativos para smartphones

Atuação: esse profissional desenvolve aplicativos e softwares para plataformas móveis, além de fazer manutenção e melhoria desses sistemas.

Formação acadêmica: formação em ciências da computação ou tecnologia da Informação é necessária em grande parte das vezes, mas não é regra.

profissao-marketing

10. Head de comércio eletrônico

Atuação: esse profissional é responsável por cuidar do comércio eletrônico da empresa. Ele gerencia a área de operações, logística, marketing e comercial.

Formação acadêmica: formação em administração, marketing, engenharia, entre outros.

 

 

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, o que achou das profissões promissoras para 2016? Conte para nós. Deixe sua mensagem aqui no Blog ou entre em contato conosco no Facebook.

 

Fontes: Exame.