Conheça profissões identificadas como tendência para o futuro

icone calendario15.11.2013 - 09:00

Profissões ligadas às áreas de administração, marketing e gestão estarão em alta nos próximos anos. Segundo reportagem da Revista Exame, temas como sustentabilidade, inovação, qualidade de vida e aumento da expectativa de vida da população são as principais macrotendências identificadas e vão demandar gestores especializados e qualificados.

tendencias

Conselheiro de Aposentadoria

A expectativa de vida cada vez maior gera oportunidades de atuação para a carreira de conselheiro de aposentadoria. O profissional deve ter habilidades de contabilidade, finanças e de gestão de carreira para ajudar a planejar a aposentadoria, do ponto de vista financeiro. Na mesma linha, a carreira de gestor de qualidade de vida estará em alta. Entre as principais atribuições do cargo, destacam-se o mapeamento de riscos de problemas de saúde que colaboradores podem desenvolver e a melhora nas condições do ambiente de trabalho.

Gestor de Treinamento de Varejo

A profissão de gestor de treinamento de varejo também será destaque, já que o treinamento de funcionários e a padronização do atendimento são uma das grandes tendências das redes de varejo. Os altos investimentos em rodovias, portos e aeroportos também serão responsáveis pelo aumento da demanda de profissionais da área de logística, o que vai proporcionar a abertura de novas oportunidades para gestores de logística e operações.

Gestor de Inovação

Pouco conhecida, a profissão de gestor de inovação também promete movimentar o mercado. Especialistas acreditam que num futuro próximo haverá um departamento de inovação em grande parte das organizações, responsável por integrar a inovação em diversas áreas da empresa e por buscar novas formas de realizar atividades, promovendo redução de custos e proporcionando processos mais eficientes.

Gestor de Marketing para E-commerce e Gestor de Comunidade

Entre as carreiras ligadas à área de marketing, o destaque será para as profissões de gestor de marketing para e-commerce, responsável por contribuir para que a empresa garanta um melhor posicionamento no segmento de comércio eletrônico; e para gestor de comunidade, responsável pela comunicação com consumidores em redes sociais, fóruns e blogs, por verificar o posicionamento da marca, monitorar a concorrência, além de identificar as oportunidades de negócio. O gestor de comunidade ainda verifica tendências de consumo na rede e evita que críticas tomem proporções maiores.

Fonte: Exame