Feedback: aprenda a encorajar e não desmotivar

icone calendario25.03.2015 - 16:30

Não é só no meio profissional que nos deparamos com a dificuldade de dizer a uma pessoa como ela tem se comportado, positiva ou negativamente. Em diversas situações temos que parar e pensar qual é a melhor forma de falar para alguém que precisa melhorar ou, até, se ficamos constrangidos em elogiá-la. Para os líderes, que são responsáveis por motivar a equipe, essa situação é constante e um feedback feito de forma incorreta pode comprometer a produtividade.

A coach Bibianna Teodori listou no site Administradores algumas dicas práticas e muito importantes que podem ajudar aqueles que precisam encarar essa missão, a qual, se pararmos para pensar, é muito nobre.

Em primeiro lugar, o feedback só tem sentido se funcionar para o crescimento. Ou seja, o receptor tem que entender que é um estímulo e aplicá-lo. A coach afirma que “quando o feedback leva o profissional a se sentir encorajado a encontrar soluções, melhorar ou adotar uma postura proativa, é sinal que o processo foi bem feito pelo líder.”

Confira as demais dicas:

1 – Não imponha o feedback. É preciso que a pessoa esteja esperando por ele, assim como uma terra adubada que  espera sementes a serem plantadas.

2 – Foque no comportamento do receptor e não em sua identidade. Você deve ter sabedoria para diferenciar as duas coisas.

3 – Se aconteceu algo que precisará de um feedback, fale o quanto antes. Quanto mais esperar, mais chances há de o receptor não se lembrar de detalhes e pode até não acreditar na visão do líder sobre o fato ocorrido.

4 – Não seja generalista, seja específico. Mostre ao receptor os pontos exatos que ele precisa mudar.

feedback-275x3005 – Não faça juízo de valores sobre os acontecimentos. Descreva o acontecimento ou o comportamento exatamente como ele foi.

6 – Avalie se o feedback foi absorvido ou, pelo menos, tente. Não basta somente escutar, ele tem que ouvir. Ou seja, entender e tentar aplicar as melhoras sugeridas.

 

7 – O feedback deve estar focado nas necessidades do receptor e não do emissor. Emoções negativas como raiva ou decepção não devem tomar conta da conversa.

 

O mercado de trabalho está em busca de profissionais competentes e bem preparados. Clique aqui e conheça o curso de Bacharelado em Administração a Distância da Faculdade AIEC.

 

E então, você se sente mais preparado para dar um feedback? Conte pra gente. Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Administradores.com