Saiba como falar de uma demissão durante a entrevista de emprego

icone calendario26.04.2016 - 16:34

É comum que em entrevistas de emprego a tensão tome conta dos candidatos, porém isso pode atrapalhar a conquista da vaga, e a melhor forma de evitar o nervosismo é estar preparado para responder com facilidade e naturalidade as perguntas mais prováveis. Um dos questionamentos que costuma atrapalhar o pensamento do candidato é aquele que fala sobre o emprego do qual ele foi demitido. Veja a seguir uma série de dicas, da empresa especialista em recrutamento Robert Half, que podem fazer muita diferença na visão que o entrevistador terá sobre seu comportamento e resposta.

 

1. Deixe a emoção de lado

É fundamental não demonstrar raiva ou ressentimento, isso expressa a segurança do candidato em relação às próprias qualidades.

2. Explique os fatos com clareza

Não tente esconder a demissão. É possível que o recrutador descubra a verdade posteriormente, e se você tiver mentido poderá ser considerada uma pessoa antiética. Opte sempre pela verdade.

3. Não fale mal da empresa anterior

É desagradável ouvir uma série de explicações que apenas culpam gestores e o sistema de trabalho da empresa anterior.

4. Relembre a parte positiva do emprego anterior

Toda experiência deixa algum aprendizado. Expresse o que esse emprego deixou de positivo para sua carreira, os conhecimentos adquiridos e os erros que não serão mais cometidos. Isso demonstrará sua maturidade.

5. Seja sincero e admita erros se for necessário

A verdade é sempre a melhor opção. Responda as perguntas do recrutador, mas tente não se prolongar muito em explicações para que a entrevista não foque somente na demissão.

entrevista

6. Seja otimista

Mostre o que você tem para contribuir, ressalte suas qualidades e habilidades profissionais. Pessoas otimistas demonstram mais confiança e deixam uma impressão agradável para os entrevistadores.

 

logo-aiec-facebookAIEC, o único sistema de ensino a distância com qualidade superior ao presencial.

Conheça nossos cursos, clicando aqui.

 

 

E então, está preparado para sua entrevista de emprego? Conte para nós! Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook  ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

 

Fonte: Robert Half.