Saiba como planejar uma viagem – um dos melhores investimentos pessoais

icone calendario13.11.2014 - 14:52

Fazer uma viagem internacional não é mais um bicho de sete cabeças. Hoje é muito mais fácil viajar e trazer na bagagem experiências ímpares. Um passeio assim não traz benefícios somente para a vida pessoal ou familiar, mas também para a vida profissional e pode até dar uma guinada na carreira. Para falar disso, vejamos as dicas de uma pessoa que entende do assunto e ensina como planejar uma viagem.

 

HQ Pictures (58)

 

“Viajar é um dos melhores investimentos que alguém pode fazer” essa foi a afirmação de Newton Machado no artigo Viagens: Ótimo Investimento da última edição da Revista Ideias em Gestão. Newton é um dos autores do livro sobre finanças pessoais em viagens, Passaporte Para Viajar Mais. Ele considera que para a viagem ser bem sucedida é necessário se programar com antecedência e atenção.

 

trilhaPara Newton, a viagem deve ser um projeto, pois é necessário planejamento, tempo e dinheiro. Então, vamos às dicas sobre como planejar uma viagem.

 

A iniciação

1º – Identifique as necessidades – faça as seguintes perguntas: Quero só descansar? Quero visitar parentes? Quero me aventurar? Quero conhecer uma cultura totalmente diferente?

2º – Defina os objetivos/destino da viagem – nesse item é necessário ser preciso e atencioso, com isso você evitará frustrações.

3º – Analise os recursos disponíveis – Não é só dinheiro, também conta o tempo disponível, possíveis hospedagens (como casas de amigos e parentes), competências como idioma, etc.

Atenção: O planejamento deve ter a participação de todos os envolvidos na viagem.

O planejamento

Tudo é emocionante: traçar um roteiro, pesquisar sobre países, conversar com pessoas que já foram, etc. Mas algumas reflexões são necessárias:

– cuidado para não programar atividades demais e fazer com que a viagem se torne uma maratona;

– calcule as despesas dentro do orçamento, sem deixar que a euforia da viagem faça com que a conta do cartão de crédito seja assustadora na volta para casa;

– reúna todas as informações necessárias; verifique os horários de visita dos locais e o clima da cidade na época.

Atenção: No planejamento além de ser necessário escolher os locais que serão visitados, as datas e horários, é preciso também definir os fornecedores (companhia aérea, hotel, locadora, agência de viagem, etc.).

110802_planejviagem-png-620x310_q85_crop

Para resumir, Newton explica que o planejamento gera quatro “documentos”:

– o roteiro: pontos a serem visitados, deslocamentos necessários, locais de hospedagem, atividades e passeios.

– o cronograma: é o roteiro destacando as datas e horários das atividades. É importante deixar margem para imprevistos e incluir um tempo para descanso.

– o orçamento: planejar o orçamento ajuda a dimensionar os gastos para que não sejam ultrapassados. Leve em conta os imprevistos.

– as atividades: reúne as providências a respeito do roteiro, como: aquisição de moeda estrangeira, contratação de seguro, emissão de visto, liberação de cartões, telefones para uso no exterior, etc. Faça o mais detalhado possível.

 

A execução

O planejamento chega ao fim e é hora de curtir!

Atenção: É importante lembrar que o plano não deve servir como uma burocracia e sim como um norte. Lembre-se que o maior objetivo é usufruir bem da viagem.

 planejandoviagemdeferias

Monitoramento

Mesmo não considerando o planejamento uma camisa de força, é necessário acompanhá-lo sempre para que a viagem não perca o rumo e acabe gerando, por exemplo, gastos não previstos.

Um item importante do monitoramento é acompanhar o orçamento, anotando tudo o que foi gasto e verificando quanto ainda se tem disponível.

 

Encerramento

Ao retornar, geralmente deixamos tudo isso de lado e voltamos para a rotina de trabalho, mas é importante avaliar a experiência da viagem, observando os pontos positivos e os negativos que poderão ser melhorados. Assim, a próxima poderá ser ainda melhor, pois você já saberá como planejar uma viagem.

 

Screen Shot 2014-11-05 at 2.21.37 PMNewton Ribeiro Machado Neto é Diretor da Mais Ativos Educação Financeira e Consultor em Gestão de Pessoas. É autor do livro Passaporte para Viajar Mais. É Especialista em Gestão do Desenvolvimento Sustentável pela UnB e Pós-graduado em Japanese Language and Society pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. É Bacharel em Administração pela Faculdade AIEC.

 

O que achou do artigo? Deixe seu comentário aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

Fonte: Revista Ideias em Gestão – AIEC