Saiba o que é benchmarking

icone calendario02.07.2014 - 10:10

A busca das melhores práticas dos concorrentes podem conduzir a um desempenho superior. O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina.

 

Em algum momento você já parou para analisar o seu concorrente, pretendendo identificar o que ele faz de bom e assim poder superá-lo? O processo de benchmarking é mais ou menos isso. Washington Sorio, especialista em Gestão de Recursos Humanos, afirma que “os japoneses têm uma palavra chamada “dantotsu” que significa lutar para tornar-se o ‘melhor do melhor’, com base num processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes”.

Essa ideia foi aprimorada e tornou-se um conceito de planejamento estratégico, trazendo resultados interessantes para empresas como Xerox, Ford e IMB. O Blog da AIEC selecionou alguns pontos importantes para que você entenda melhor. Veja a seguir.

 

O conceito

Nas palavras de David Todd Kearns, ex-CEO da Xerox, benchmarking é o contínuo processo de mensuração de produtos, serviços e práticas, de modo a confrontar os resultados com os dos concorrentes mais fortes ou com os daqueles que são considerados líderes da indústria. Esta prática não significa copiar o que a concorrência está fazendo, mas aprender com ela através da observação e comparação das melhores práticas.

O objetivo

O benchmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

As vantagens

Ao realizar o benchmarking de forma estratégica, é possível

a) conhecer a posição competitiva ocupada pela empresa;

b) compreender as melhores práticas utilizadas no mercado;

c) estabelecer as metas para alcançar uma vantagem competitiva e;

d) gerar uma cultura empresarial focada no cliente.

Os principais tipos

Benchmarking competitivo

Benchmarking genérico

Benchmarking funcional

Benchmarking interno

Conheça os detalhes de cada um deles clicando aqui.

 

E então, agora já sabe o que é benchmarking? Conte para nós. Deixe seu comentário.

Fonte: Guia RH, Administradores.com e Wikipédia com adaptações.