Saiba quais são as etapas do planejamento estratégico

icone calendario16.10.2014 - 13:02

O planejamento estratégico deve ser o norte de toda empresa que visa o crescimento. Sem escolher uma rota não há como seguir o caminho até o sucesso. Antes de verificar quais são as etapas do planejamento estratégico, como afirma Lourival Mariano em artigo publicado no site Administradores.com, precisamos lembrar que planejamento

“é pensar antes de agir e prever o futuro para concretizá-lo da maneira que desejamos”.

Para Philip Kotler, Planejamento Estratégico é o:

“Processo gerencial que busca desenvolver e manter um ajuste entre os objetivos e recursos da organização e as oportunidades de mercado em permanente modificação”.

Como diretor de uma grande empresa de impressão há 18 anos, Lourival afirma que para uma empresa é imprescindível ter uma linha de ação pré-definida, não deixando que os problemas surjam sempre na última hora. Assim, vejamos de forma resumida as 7 etapas do planejamento estratégico que ele propõe.

1. Analisar a situação

Identificar as condições atuais, externas e internas da organização. Maximiano diz que “a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo”.

businessicons-(2) [Converted]-08

2. Determinar os objetivos

Quanto mais detalhadamente descrevermos nossos objetivos, mais fácil será alcançá-los.

businessicons-(2) [Converted]-06

3. Identificar os públicos

É preciso pensar a maneira de agir levando em conta todas as pessoas envolvidas no processo.

businessicons-(2) [Converted]-06

4. Definir estratégias

Após saber onde estamos, onde queremos chegar e com quem iremos lidar, é hora de traçar o caminho a ser seguido.

businessicons-(2) [Converted]-07

5. Estabelecer recursos

Nesse ponto, é importante levantar dados sobre os recursos financeiros, materiais e, sobretudo, humanos.

businessicons-(2) [Converted]-03

6. Implementar e operacionalizar

Por melhor que sejam os planos, se não forem implementados adequadamente, todo o trabalho até aqui será em vão.

businessicons-(2) [Converted]-05

7. Controlar e avaliar

Segundo Maximiano, o monitoramento “consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia”.

businessicons-(2) [Converted]-04

Quem tem o conhecimento de estratégias necessárias para o crescimento de uma empresa, se diferencia dos demais profissionais. Para qualificar-se de forma satisfatória como um administrador de empresas, aprendendo todos os conceitos da administração necessários para executar as atividades empresariais, é necessário realizar um curso de Administração de qualidade comprovada. O curso de Administração da Faculdade AIEC, oferece um currículo e metodologia de aprendizado exclusivos, com base em programas de Administração de prestígio, como Harvard e MIT. O curso está disponível para o Brasil e também para o Exterior. Conheça mais clicando aqui.

 

Fontes: Administradores.com | Administração e Gestão.