Gestor de Projetos

Sites de reclamação influenciam cada vez mais em decisão de compra

icone calendario18.03.2015 - 16:59

Os tempos mudaram e empresas que não satisfazem seus clientes têm seus dias contados no mercado. Uma demonstração disso é o crescente uso dos sites de reclamação e das redes sociais para reclamação de produtos e serviços que deixam a desejar.

reclamação

Um levantamento feito pela empresa Zoom revelou, entre outros aspectos, que os consumidores estão mais preocupados com a reputação da marca do que necessariamente com o preço do produto. É o que podemos perceber nesses dados:

92%

dos consumidores consultados desconfia quando o preço de um produto está muito abaixo da prática do mercado.

60%

consulta a reputação da empresa quando observam que a oferta é muito discrepante.

58%

afirma que lê comentários de outros consumidores sobre o produto ou serviço.

54%

checa informações sobre a credibilidade da empresa.

compra com segurançaMaurício Vargas presidente do Reclame Aqui, site que recebe diariamente reclamações feitas por consumidores, afirmou ao site InfoMoney que algumas empresas entenderam que um bom relacionamento com o consumidor é fundamental para o crescimento da marca.

Sobre esse assunto, o sócio fundador da BR Opportunities, Carlos Alberto Miranda, dá dicas importantes em artigo publicado no site da Endeavor Brasil. Confira:

O primeiro item está associado à qualidade dos produtos e serviços. Como qualidade, entende-se, além do básico e óbvio já conhecido, transparência e consistência. Nesse caso, transparência significa mostrar de forma clara para o cliente que tipo de produto ou serviço ele receberá e consistência, entregar sempre aquilo que ele está esperando. Isso não minimiza, claro, a importância de surpreender o cliente, mas, pior do que não surpreendê-lo, é decepcioná-lo.

Como empresário ou responsável por uma empresa, fique atento a essas tendências no comportamento dos consumidores. Veja o artigo completo de Carlos Alberto Miranda.

Como consumidor, consulte o ranking de empresas mais citadas no site Reclame aqui.

 

E então, o que você acha dos sites de reclamação? Tem alguma história para contar? Deixe sua mensagem aqui no Blog da AIEC ou entre em contato conosco no Facebook ou pelo e-mail atendimento@aiec.br

Fonte: Endeavor Brasil | InfoMoney